O QUE É A MOVE?

Organização não governamental, constituída em forma de sociedade civil, filantrópica e sem fins lucrativos, a MOVE CULTURA é movida pelos desafios de promover qualificação profissional e cultural de adolescentes, jovens e pessoas longevas em Contagem, cidade metropolitana de Belo Horizonte. Fundada em 2008, a OSC realiza projetos, presenciais e remotos, que estimulam e impulsionam o desenvolvimento humano, a inclusão social e a cidadania.

OBJETIVOS

Qualificação profissional e cultural de adolescentes, jovens e pessoas longevas; inclusão social; empreendedorismo criativo; desenvolvimento regional; construção de uma cidade mais justa, resiliente e que valorize a sustentabilidade.

LINHA DO TEMPO MOVE CULTURA

Pessoas beneficiadas pelos projetos
0 mil
Projetos realizados nos últimos anos
0
Idosos atendidos pelas ações
0
Adolescentes e jovens qualificados
0
Famílias contempladas com doações
0 mil
Becos do bairro Eldorado revitalizados
0
Pessoas beneficiadas pelos projetos
0 mil
Projetos realizados nos últimos anos
0
Idosos atendidos pelas ações
0
Adolescentes e jovens qualificados
0
Famílias contempladas com doações
0 mil
Becos do bairro Eldorado revitalizados
0

Missão

Proporcionar, por meio de ações culturais e tecnológicas, integração, entretenimento, reflexão e formação, estimulando novos formatos de geração de renda e colaborando na construção de políticas públicas.

Visão

Ampliar a diversidade cultural, estimular o conhecimento e potencializar o desenvolvimento sustentável.

Valores

Solidariedade, transparência, respeito, educação e ética.

Impactados

Adolescentes

Estudantes de escolas públicas e moradores de áreas periféricas, entre 14 e 18 anos, que residem em Contagem. É exigido que o adolescente esteja matriculado e frequentando uma instituição de ensino. Por meio das ações e projetos da MOVE, eles aprendem tecnologia, empreendedorismo e fazeres culturais, podendo aplicar o aprendizado na vida social assim como na trajetória acadêmica e no futuro trabalho.

Jovens

Moradores de Contagem, entre 18 e 45 anos, que estejam em busca de qualificação profissional, aprimoramento na área de atuação e gestão dos próprios negócios. Além da usabilidade do conhecimento, estes jovens acabam se tornando multiplicadores das ações realizadas pela MOVE.

Pessoas Longevas

Realizar sonhos, manter a mente em movimento e aprender novas atividades. Esses são os três pilares procurados pelas pessoas longevas atendidas pela MOVE. Os moradores de Contagem, a partir dos 60 anos, têm a oportunidade de ingressar em universos que não tiveram a oportunidade ao longo da vida, dedicando-se, agora, exclusivamente em afazeres prazerosos e que mantém acesas a chama do conhecimento.

População Negra

Realização de seminários, oficinas e feiras que potencializam a identidade negra, que valorizam a representatividade nas dimensões econômica, política e social, a igualdade de direitos e o acesso a oportunidades.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Cultura

Projetos que envolvem música, artes cênicas, artes plásticas, arte urbana e cinema.

Tecnologia

Ações que ensinam e estimulam a programação, a criação de aplicativos, o desenvolvimento web e a usabilidade de mecanismos tecnológicos.

Empreendedorismo

Ações, como seminários e encontros, que estimulam a geração de renda, a economia criativa e a qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.

Cidades

Projetos e ações que incentivam o uso de bicicletas nos grandes centros, a preservação do meio ambiente e a manutenção do espaço público como forma de amplificação do sentimento de pertencimento à cidade.