Move Cultura

Filmes realizados no curso de Audiovisual retratam Contagem

O bairro Parque São João, em Contagem, na região metropolitana de BH, está retratado em três curtas-metragens que foram produzidos pelos alunos do curso de Audiovisual da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), no segundo semestre de 2022. O curso teve início em agosto e foi finalizado no mês de novembro de 2022. As aulas aconteceram no CRAS, e os alunos que completaram a carga horária mínima exigida foram agraciados com o certificado de conclusão de curso. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 23 de novembro, no local de realização das atividades.

Sob orientação da professora Alexia Melo, os adolescentes, entre 13 e 17 anos, mergulharam nos processos de produção audiovisual, desde a captação de imagens, ajustes de luz, som e edição. A instrutora ainda apresentou para os alunos técnicas, formatos e linguagens cinematográficas. Foram semanas e semanas de aprendizado e de total envolvimento da turma. Com a qualidade dos trabalhos realizados durante a atividade, a Move Cultura tem a plena certeza de que plantou a semente no coração de novos realizadores de cinema. “O processo formativo é algo muito encantador, pois, no primeiro momento, não conseguimos mensurar até onde esses jovens vão voar, porém, nós sabemos que um futuro foi descortinado para cada um deles a partir deste momento”, pontua Rafael Aquino, coordenador de projetos da Move Cultura, após conferir os três curtas produzidos pela turma.

Um dos filmes realizados pelos alunos, e já disponibilizado no canal da Move Cultura no YouTube, foi batizado de “Sonhos”. No documentário, os adolescentes partem em busca de desvendar os sonhos dos trabalhadores, moradores e jovens do Parque São João. Com uma linguagem metafórica, a turma ainda faz um paralelo simples, mas envolvente, com o “sonho” que é vendido na padaria do bairro. Confira o filme:

“Parque São João”, que também foi construído com uma linguagem documental, é uma expedição pelo próprio bairro que dá nome ao filme. Durante a “correria” pelas ruas e vielas do Parque São João, os adolescentes tentam traçar uma linha histórica do local, ouvindo moradores, visitando fotos e registrando imagens e sons. Veja:

Por fim, “animAção” é um experimento realizado pelos estudantes, que, durante o curso, foram apresentados às técnicas de animação e stop-motion. O curta foi pensado e produzido no próprio CRAS Parque São João, por isso, traz recortes do local onde os alunos da ELAD vivem a maior parte do tempo. Confira:

A atual edição da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) começou em fevereiro deste ano e seguirá até fevereiro de 2023. Neste segundo semestre, além da conclusão do curso de Audiovisual, o projeto ainda encerrou o curso de fotografia, ministrado pela artista Joíce Marques e que contou com uma grande exposição. A ELAD conta com o patrocínio da Arteris, do BB Seguros, da Copasa, da Equinox Gold, da Hotmart e da RHI Magnesita. Os cursos 100% gratuitos acontecem no Eldorado, em Contagem.

Em junho de 2022, alunos de Audiovisual da ELAD, que fizeram o curso na Escola Eli Horta, em Contagem, lançaram o curta-metragem de ficção “A Dor do Amor”. Clique aqui e veja a produção.

Ultimos posts