Move Cultura

BECOS DE CONTAGEM VÃO GANHAR GALERIA ABERTA DE ARTE URBANA

Projeto NuBeco vai colorir com graffitis 20 becos do bairro Eldorado, a partir do dia 22 de junho

Os becos do bairro Eldorado, na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, vão ganhar cores, vida. É que o projeto NuBeco, a partir dos dias 22 e 23 de junho, vai transformar as estreitas passagens em uma verdadeira Galeria Aberta de Arte Urbana. Ao todo, 20 dos 82 becos da região serão graffitados por cerca de 40 artistas locais e convidados.

Nos moldes de conhecidas galerias abertas, como em São Paulo, Valparaíso e Nova York, os becos do bairro Eldorado receberão os trabalhos de diferentes graffiteiros. Na primeira etapa, vão participar artistas de Contagem e da Região Metropolitana que foram convocados para desenvolver graffitis no beco localizado na Rua Monsenhor Bicalho, na altura dos números 312 e 328. No decorrer do projeto, que acontecerá nos próximos seis meses, uma equipe de curadores terá a função de garantir que outros graffiteiros interessados na ação tenham um espaço nos muros.

Além dos graffitis, o projeto NuBeco vai instalar placas de identificação nos becos, cumprindo assim a Lei Municipal 2.724 de 11/05/1995, que dispõe sobre a nomenclatura de 44 dos 82 becos da região. A ação também terá como um de seus desdobramentos a atualização do Mapeamento dos Becos do bairro Eldorado, que foi realizado em 2012, e pretende ainda envolver os moradores locais e também estudantes da rede pública.

Patrocinado pela Tintas Coral por meio do programa Tudo de Cor para você, com a parceria do Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis (CASA Cidades) e com o apoio da coordenação do curso de Arquitetura da Faculdade UNA de Contagem, que vai elaborar um projeto de revitalização dos becos, o projeto NuBeco é um desdobramento das atividades iniciadas entre 2012 e 2013, com a ação de multirões de revitalização e ocupação cultural dos becos. Na época, sem nenhum aporte financeiro, a Associação Move Cultura, com o envolvimento da sociedade como um todo, revitalizou quatro becos do bairro Eldorado. A ação foi reconhecida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) por meio do prêmio Gentileza Urbana na categoria Cidadania, que visa enfatizar e estimular as atitudes voltadas para a melhoria da qualidade da vida urbana.

Fundado em 1965 e planejado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes, o bairro Eldorado é o principal polo econômico da cidade de Contagem e concentra 1/5 da população de 658.580, de acordo com dados do IBGE. E os becos, que deveriam potencializar a mobilidade urbana, infelizmente, são evitados pelos moradores e transeuntes por falta de iluminação, mau cheiro e risco de assaltos e violência. Diante disso, o NuBeco vai buscar desmistificar esses locais, levando alegria, colorindo e potencializando a sua utilização.

SERVIÇO
Projeto NuBeco
Dias 22 e 23 de junho
Primeiro Beco: Rua Monsenhor Bicalho, entre os números 312 e 328, no Eldorado – Contagem

Informações
Associação Move Cultura (Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado – Contagem) – (31) 2557-6007
Felipe Pedrosa – assessor de imprensa – (31) 98741-9539

Ultimos posts