O QUE É A MOVE?
Organização não governamental, constituída em forma de sociedade civil, filantrópica e sem fins lucrativos, a MOVE CULTURA é movida pelos desafios de promover qualificação profissional e cultural de adolescentes, jovens e pessoas longevas em Contagem, cidade metropolitana de Belo Horizonte. Fundada em 2008, a OSC realiza projetos, presenciais e remotos, que estimulam e impulsionam o desenvolvimento humano, a inclusão social e a cidadania.
OBJETIVOS
Qualificação profissional e cultural de adolescentes, jovens e pessoas longevas; inclusão social; empreendedorismo criativo; desenvolvimento regional; construção de uma cidade mais justa, resiliente e que valorize a sustentabilidade.
LINHA DO TEMPO MOVE CULTURA
Missão
Visão
Valores
Impactados
Adolescentes
Estudantes de escolas públicas e moradores de áreas periféricas, entre 14 e 18 anos, que residem em Contagem. É exigido que o adolescente esteja matriculado e frequentando uma instituição de ensino. Por meio das ações e projetos da MOVE, eles aprendem tecnologia, empreendedorismo e fazeres culturais, podendo aplicar o aprendizado na vida social assim como na trajetória acadêmica e no futuro trabalho.
Jovens
Moradores de Contagem, entre 18 e 45 anos, que estejam em busca de qualificação profissional, aprimoramento na área de atuação e gestão dos próprios negócios. Além da usabilidade do conhecimento, estes jovens acabam se tornando multiplicadores das ações realizadas pela MOVE.
Pessoas Longevas
Realizar sonhos, manter a mente em movimento e aprender novas atividades. Esses são os três pilares procurados pelas pessoas longevas atendidas pela MOVE. Os moradores de Contagem, a partir dos 60 anos, têm a oportunidade de ingressar em universos que não tiveram a oportunidade ao longo da vida, dedicando-se, agora, exclusivamente em afazeres prazerosos e que mantém acesas a chama do conhecimento.
População Negra
Realização de seminários, oficinas e feiras que potencializam a identidade negra, que valorizam a representatividade nas dimensões econômica, política e social, a igualdade de direitos e o acesso a oportunidades.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Cultura
Projetos que envolvem música, artes cênicas, artes plásticas, arte urbana e cinema.
Tecnologia
Ações que ensinam e estimulam a programação, a criação de aplicativos, o desenvolvimento web e a usabilidade de mecanismos tecnológicos.
Empreendedorismo
Ações, como seminários e encontros, que estimulam a geração de renda, a economia criativa e a qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Cidades
Projetos e ações que incentivam o uso de bicicletas nos grandes centros, a preservação do meio ambiente e a manutenção do espaço público como forma de amplificação do sentimento de pertencimento à cidade.