História da Move

Conheça um pouco sobre a história da MOVE CULTURA!

MOVE CULTURA. O nome já diz tudo: é a cultura em movimento. E a cultura da MOVE não é limitada apenas às ações artísticas. A instituição trabalha a cultura na sua totalidade, pensando costumes, gerando conhecimentos, colaborando na evolução intelectual, pessoal, social e, claro, potencializando às artes, afinal, a nossa missão é proporcionar, por meio de diferentes ações, integração, entretenimento, reflexão e formação, estimulando novos formatos de geração de renda e colaborando na construção de políticas públicas.

Somos uma organização da sociedade civil, não governamental, filantrópica e sem fins lucrativos, que promove a diversidade cultural e impulsiona o desenvolvimento, a inclusão social e a cidadania no Estado de Minas Gerais. Boa parte das nossas ações foram e são desenvolvidas no município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A nossa instituição é um sonho coletivo. Ela nasceu em 2008, por meio de um grupo de amigos, que desejava esquentar a cena cultural de Contagem (MG) por meio da valorização dos artistas locais e da ocupação dos espaços públicos. Aos poucos, a atuação da MOVE cresceu e, agora, trabalhamos a cultura em sua totalidade. Com os objetivos de proporcionar qualificação profissional e cultural, promover a inclusão social, fomentar o empreendedorismo criativo e o desenvolvimento regional, construir uma cidade mais justa, resiliente e que valorize a sustentabilidade, atendemos adolescentes, jovens e pessoas longevas nos nossos diversos projetos. Solidariedade, transparência, respeito, educação e ética são os principais valores da nossa organização.

Por meio das nossas ações culturais e tecnológicas, proporcionamos ainda integração, entretenimento, reflexão e formação, estimulando novos formatos de geração de renda e colaborando na construção de políticas públicas, juntamente com a visão de ampliar a diversidade cultural, a valorização e a qualificação da população negra, e de estimular o conhecimento e os mecanismos de desenvolvimento humano.

Já são mais de dez anos movimentando a cultura, construindo um ambiente mais igualitário e democrático, contribuindo com a realização de seminários e com a estruturação das políticas culturais. E se a nossa MOVE CULTURA, desde o início, fez e faz a diferença em Contagem (MG), com atividades presenciais, envolvendo pessoas longevas e estudantes de escolas públicas, agora, estamos construindo um novo cenário em toda Minas Gerais, com atividades remotas e com produção audiovisual. Isso é cultura em movimento!