Move Cultura

Escola Livre de Artes Digitais envolve adolescentes de Contagem

É impossível envolver os adolescentes deixando de lado as inovações tecnológicas. Afinal, a garotada está interessada mesmo é na conexão com o oceano de possibilidades que é a internet. Jogos digitais, aplicativos para smartphones e redes sociais compõem o dia a dia dessa turminha, que, por meio da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), projeto realizado pela Associação Move Cultura, está descobrindo outro lado do ciberespaço.

De acordo com Marcão Pesada, um dos professores do ELAD, as oficinas oferecidas gratuitamente têm como missão amplificar os recursos disponíveis no mundo digital. “Além da melhor utilização das redes sociais, buscamos mostrar que é possível apurar melhor um determinado assunto, qualificar certo tipo de informação e fazer pesquisas mais profundas utilizando o próprio Google”, explica o educador.

Em seu segundo ano consecutivo, a Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), além de mostrar as gamificações do espaço online, oferece cursos de Produção de Vídeo e Fotografia, Arte Gráfica, Desenvolvimento de Páginas Web e Aplicativos. “É preciso pensar em atividades para esta nova geração que dialoguem com a tecnologia”, explica Marcão.

Mestre em educação e tecnologia pela Universidade federal de Minas Gerais (UFMG), Nilson Rocha, instrutor da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) desde a primeira edição, realizada no ano passado, ressalta ainda que, ao longo do curso, por exemplo, os alunos vão aprender a desenvolver um canal no YouTube, escrever roteiros, gravar e editar vídeos, além de criar peças gráficas, aplicativos e sites/blogs.

As oficinas da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) terão a duração de um ano, sendo que cada um dos ciclos formativos terá a carga horária de 40 horas. As atividades são ofertadas gratuitamente para alunos do sistema público de ensino de Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, e acontecem na sede da Associação Move Cultura, no bairro Eldorado, e na Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, no Bernardo Monteiro.

Mais detalhes: (31) 2557-6007.

Ultimos posts