Move Cultura

Curso de teatro do Hábil Idade foi ‘uma terapia’, diz aluna

A montagem do espetáculo “Quando a Velhice Chegar”, que será encenado nesta quarta-feira (28/09), na sede da Move Cultura, no bairro Eldorado, em Contagem (MG), com entrada gratuita a partir das 19h, teve início há meses. As aulas do curso de teatro do projeto Hábil Idade foram o pontapé da peça, que é o resultado de um longo período de ensino e de aprendizado, conforme destacou o professor da oficina Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo Trama de Teatro. Entre os meses de maio e setembro de 2022, o artista esteve à frente da turma com mais de 60 anos.

“Os idosos são os próprios protagonistas da história. Sempre colho relatos excepcionais, pois eles têm memórias afetivas, e isso enriquece quando vamos construir um texto, um diálogo ou uma cena”, adiantou Carlos Henrique durante o processo de montagem do espetáculo. De acordo com ele, nas aulas de teatro, foram trabalhadas habilidades corporais e cognitivas por meio de jogos teatrais, exercícios de desinibição e desenvolvimento vocal. “Gosto de trabalhar o coletivo e o indivíduo dentro deste coletivo”, frisou ele, enaltecendo que todo o processo de desenvolvimento do espetáculo foi bastante lúdico, leve e descontraído. “A história do espetáculo respeita esta fase da vida que todos nós esperamos chegar”, contou.

O espetáculo “Quando a Velhice Chegar”, que ganhou destaque na imprensa mineira, tanto no portal O Tempo, quanto no site BH Eventos, conta a história de um grupo de amigas que decide fazer um jantar para celebrar a velhice. Durante a festa, vem à tona as dores e as alegrias de se chegar na idade longeva, assim como os medos e o passado. A peça é toda trabalhada na leveza e no bom humor.

EXPERIÊNCIA
Esmeralda Moreira, de 83 anos, está no elenco do espetáculo e bastante animada para a estreia. “Estamos ensaiando e tem sido muito divertido, porque podemos falar mais sobre nós mesmos. Tenho certeza de que vai ser um sucesso”, garantiu ela. “O teatro está sendo uma verdadeira terapia”, completou.

A experiência de Esmeralda é compartilhada com os demais colegas de classe, como ela destacou. “Em especial, na comunicação, como na maneira de nos expressarmos. Por sermos um grupo de ‘setentões’, temos dois gagos que melhoraram a dicção e a comunicação”, frisou a atriz.

No elenco de “Quando a Velhice Chegar”, além de Esmeralda, estão Sandra Rosa, Lolita de Jesus, Rosa Flor, Tony Ascendino, Peter Machado, Lídia Pereira, Norma Angel e Ronan Roque. A direção da peça é do ator e dramaturgo Carlos Henrique.

O Hábil Idade, que envolve pessoas a partir dos 60 anos e que será concluído no fim deste mês, oferece cursos gratuitos de teatro, música, artesanato, artes visuais, entre outros temas. O projeto conta com o apoio do Conselho Municipal do Idoso de Contagem e com os patrocínios da Tambasa Atacadista e do Atacadão.

Fotos Daniel Márcio

Ultimos posts