Move Cultura

Move Cultura apresenta: Cineclube Criativo, em Contagem (MG)

A Move Cultura, orgulhosamente, apresenta: Cineclube Criativo. O espaço, que é destinado a exibir e discutir obras do cinema brasileiro, depois de dois anos estacionado por conta da pandemia do novo coronavírus, está de volta à Casa Criativa, a sede da Move Cultura, localizada no bairro Eldorado, em Contagem (MG). As sessões, a partir desta quinta-feira (18/08/2022), às 19h, têm a entrada gratuita.

“Desde que lançamos o Cineclube Criativo, em 2018, a proposta sempre foi promover um espaço inclusivo e que promova a formação de público na cidade metropolitana de Belo Horizonte. A ideia é exibir filmes que abordam questões sociais, raciais e de gênero, despertando assim importantes reflexões entre os participantes”, pontua Rafael Aquino, gestor de projetos da Move Cultura, sobre a retomada do projeto.

Nesta primeira sessão, Aquino convidou o fotógrafo e cinegrafista Daniel Márcio, residente em Contagem (MG), para fazer a curadoria das obras que serão exibidas. “Escolhi os filmes focando diretamente nas mensagens que eles trazem; mensagens que vão ao encontro dos anseios do público jovem”, destaca Daniel Márcio.

As duas obras selecionadas para o Cineclube Criativo são:

“O Melhor Som do Mundo” (2015)
Sinopse: Vinícius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons e quer encontrar o melhor som do mundo. Diretor: Pedro Paulo de Andrade.

Moleque” (2016)
Sinopse: Inspirado no seriado Chaves, o curta-metragem conta a história de Moleque, um menino que é “adotado” por um vendedor de churros. Diretor: Marcos Pena.

“Esse curta, o ‘Moleque’, é uma ótima paródia do seriado Chaves, que está na memória afetiva das pessoas, além de ser uma produção de Belo Horizonte, o que mostra o nosso compromisso de valorizar as produções que são feitas em Minas Gerais, por realizadores de Minas Gerais”, frisa Daniel Márcio.

O Cineclube Criativo, nesta retomada, terá sessões mensais, sempre na sede da Move Cultura, em Contagem, cidade localizada na região metropolitana de BH e com a entrada gratuita. A cada mês, o projeto receberá a curadoria de um profissional que esteja diretamente envolvido na produção, distribuição e/ou reflexão sobre o cinema nacional. A ação conta com o apoio do projeto Noite de Cinema e da Abdução Filmes.

SERVIÇO
18 de agosto, às 19h
Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado
Entrada gratuita

Ultimos posts