Move Cultura

Comunidade dos Arturos – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário

A Comunidade dos Arturos descende de Artur Camilo Silvério, nascido em 1885, que foi casado com a senhora Carmelinda Maria da Silva, que juntos tiveram 10 filhos. O casal adquiriu uma propriedade na região de Domingos Pereira, pertencente ao atual município de Contagem. A quarta geração da família ainda habita estas terras, somando um total de aproximadamente 500 pessoas.

Em 2014, os Arturos receberam a chancela de reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Estado de Minas Gerais, pela promoção e preservação das tradições da cultura tradicional afro-brasileira como os tambores, batuques, Folia de Reis, Candombe, Reinaldo de Nossa Senhora do Rosário, Festa da Abolição e a Festa do João do Mato.

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário é a entidade que representa juridicamente as tradições culturais dos Arturos e  o grupo artístico “Arturos Filhos de Zambi”. A irmandade existe desde 1837, o trabalho da entidade é importante para preservar as tradições da comunidade e, atualmente, é tido como uma condição de sobrevivência para preservação cultural do sagrado religioso da comunidade dos Arturos. A irmandade também promove encontros externos, fóruns, conferências, seminários e desenvolve projetos.

Rua da Capelinha, 50, Bairro Jardim Vera Cruz

contato: (31) 3398-2900/ 99129-0392/ 3395-8373

comunidadedosaturos@yahoo.com.br

 

\"\" \"\" \"\" \"\"

Ultimos posts