Move Cultura

Idosos imortalizam a história de Contagem em fotografias

Turma da terceira idade participa de projeto da Associação Move Cultural, com apoio da prefeitura

\"Elias

Seu Wilson aprendeu a usar os recursos da máquina fotográfica que ganhou de presente

Wilson Dias de Araújo tem 81 anos e decidiu aprender  fotografar. Ele é um dos alunos do projeto Nossa História, iniciativa da Associação Move Cultura, com apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Além da fotografia, idosos têm aulas de artes e história.

A oportunidade ajuda Sr. Wilson na divulgação de outros projetos. “Ocupo meu tempo e consigo aproveitar o aprendizado em várias atividades. Minha filha me deu uma máquina fotográfica de presente e já consigo usar as funções que ela tem, sem precisar deixar o equipamento no automático”, comemora.

O curso é ministrado no espaço cedido pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Industrial. O objetivo é despertar na turma da terceira idade a identidade com a cidade.. O grupo também participa de visitas guiadas para maior envolvimento com a arte e história da cidade. Todas as experiências são registradas em fotografias e os alunos são os protagonistas.

As aulas foram iniciadas em 28 de abril e vão até 7 de julho. No encerramento será montada uma exposição fotográfica aberta ao público para apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Cras Industrial. O professor Marcelo Lin está surpreso com o envolvimento da turma. “É gratificante ver o entusiasmo, interesse e também poder melhorar a autoestima dos idosos. Eles conseguiram superar nossas expectativas. A gente ensina, mas também aprende muito com eles”, afirmou.

O coordenador do projeto, Rafael Aquino, ressalta que em 2015 e 2016 as atividades do Nossa História foram oferecidas a crianças e adolescentes de Ribeirão das Neves, passando a ter reconhecimento nacional com a conquista do Prêmio Itaú Unicef.

http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=530545

Ultimos posts