Move Cultura

Move Cultura publica resultados do Mapeamento Cultural de Contagem

O Mapeamento Cultural de Contagem figura como uma iniciativa pioneira no cenário cultural da cidade, no sentido de traçar um diagnóstico acerca da realidade dos agentes culturais que atuam no município. Os seus resultados têm potencial para incidir sobre as ações do poder público, de pesquisadores, artistas e do público consumir de cultura.

O projeto consiste em um processo participativo de pesquisa e disponibilização virtual. A pesquisa de campo, que ocorreu nas oito regionais de Contagem, e a sistematização dos dados foram desenvolvidas no período de março a dezembro de 2016. Para mapear as organizações e iniciativas culturais do município de Contagem foi utilizada a metodologia desenvolvida pelo Observatório da Diversidade Cultural (ODC), que estimula a formação de uma rede colaborativa que atua na identificação das referências culturais e na produção de conteúdos multimidiáticos.

A realização do projeto foi uma iniciativa da Associação Move Cultura, em parceria com o ODC, patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais, apoio da Faculdade Una Contagem e do Fórum Popular de Cultura de Contagem (FPC).

O processo fomentou a integração dos agentes, artistas e produtores culturais, visando a articulação e a formação de uma rede colaborativa local, com o objetivo de potencializar o reconhecimento das manifestações culturais do município. Tendo em vista incentivar a continuidade das ações mediadas pela atuação coordenada da rede, foi desenvolvida uma plataforma virtual para disponibilização dos dados coletados, onde a mesma permanecerá disponível para atualização dos conteúdos.

Em sintonia com os conceitos instituídos pela Política Nacional de Cultura Viva, lei 13.018/14, foram considerados objetos do mapeamento:

I – Entidade Cultural: pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolva e articule atividades culturais em suas comunidades;

II – Coletivo Cultural: povo, comunidade, grupo e núcleo social comunitário sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, rede e movimento sociocultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades;

Durante o processo foram mapeados o total de 26 coletivos e 21 entidades culturais, atuantes nas oito regionais do município e Contagem. O mapeamento compreendeu as práticas de artesanato, artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, capoeira, moda, circo, cultura negra, comunicação e mídia. O perfil dos grupos pesquisados e o formulário para o cadastro de novas iniciativas culturais estão disponíveis no site www.movecultura.org.br.

 

Ultimos posts