Move Cultura

Move Cultura organiza em Contagem o Mês da Mobilidade 2018!

PREPARE-SE PARA O MÊS DA MOBILIDADE!

No dia 22 de setembro, em várias partes do mundo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro.

Foi neste sentido, que a Move Cultura se reuniu a diversas pessoas e organizações para preparar uma série de atividades.

Você ficou preso no trânsito? Se atrasou, mas não tinha nenhuma colisão na rua? Só muitos carros mesmo? Você mora na região metropolitana, trabalha em Belo Horizonte, e tem que recarregar dois cartões de ônibus em dois lugares diferentes? Desistiu de ir a uma festa porque não ia ter ônibus para voltar para casa tarde da noite? Aliás, você desistiu dos ônibus como um todo, porque eles são caros, cheios e pouco frequentes? Solucionou seu problema comprando uma moto? Você vai para aula ou trabalho de bicicleta tendo que disputar o espaço com veículos motorizados em altas velocidades? Eles não te respeitam e você ainda é assediada enquanto pedala? Você não consegue utilizar o sistema BRT porque a maioria das estações não é acessível?

O que todas essas perguntas (e muitas outras!) têm em comum?

Elas são sobre a mobilidade urbana na capital mineira e região metropolitana!

São sobre como nos deslocamos na cidade e o impacto que isso tem diariamente em nossas vidas. São, também, perguntas sobre como a cidade se organiza e quem tem prioridade no espaço urbano. A mobilidade urbana não é só o conjunto dos nossos deslocamentos individuais: é um bem coletivo, que se realiza através de decisões e discussões na esfera pública, e que refletem nas escolhas individuais sobre como, onde, quando ir a um determinado local. Ou não ir.
A locomoção nos conecta, nos garante acesso à cidade e a tudo que ela tem a nos oferecer. A mobilidade, quando assegurada, torna a cidade mais justa, inclusiva e igualitária, contribuindo para a realização de outros direitos: à educação, à saúde, à moradia digna, ao trabalho, ao lazer. Se a mobilidade hoje é um problema para muitos, um instrumento de exclusão social, ela pode ser transformadora e inclusiva!

Vamos discutir novas políticas de mobilidade, novas formas de se locomover?

Setembro é o Mês da Mobilidade e estamos, juntos com muitas pessoas e organizações, preparando uma série de atividades. Conheça as iniciativas na cidade, participe! Uma cidade melhor é possível, façamos acontecer.

#MêsDaMobilidade2018

Link com a programação completa: https://mesdamobilidade.org/

 

Confira aqui a programação de Contagem:

  • 01 a 30 de setembro – Lançamento da Campanha Lab_Urb: campanha realizada nas mídias sociais para identificar pessoas interessadas em formar uma rede colaborativa para desenvolver ações e propostas que possam promover a mobilidade ativa e o urbanismo colaborativo no município de Contagem. Acesse o formulário e participe: https://goo.gl/8HZ5yg

 

  • 10 a 18 de setembro – Contagem dos Ciclistas de Contagem: Levantamento de dados para incidir na elaboração e implementação do plano cicloviário de Contagem. Onde: Regionais Riacho, Eldorado, Sede e Ressaca

 

  • 19 de setembro – 1º Desafio Intermodal de Contagem:  Avaliar qual o meio de transporte mais eficiente para o deslocamento na cidade, utilizando diferentes modais, o tempo gasto e o custo gerado para se chegar ao destino final. Modais: Pedestre caminhando, Pedestre correndo, Ciclista por vias rápidas, Ciclista por vias calmas, Patins, Patinete, Skate, Ônibus, Cadeirante em Transporte Coletivo, Motociclista e Automóvel.

Saída: 18:00 da Estação do Metrô Eldorado           Chegada: Igreja Matriz de São Gonçalo

 

  • 23 de setembro – Passeio Ciclístico: em parceria com a Trilha Certa Loja de Bikes, o passeio ciclístico terá um percurso de aproximadamente de 10 quilômetros, saindo da praça iria Diniz, em Contagem. Na chegada haverá sorteio de brindes, oficina de manutenção básica e apresentação de informações sobre o mês da mobilidade.

Horário:9:00                        Saída: Praça Iria Diniz – Avenida João César de Oliveira, altura do nº 2.889

 

 

Ultimos posts