Move Cultura

Revista registra uma década da Move Cultura


Uma década de muita correria, amor e dedicação


A alegria de comemorar 10 anos de Move é imensurável. Vi esta iniciativa nascer e, com o passar do tempo, ainda constatei que os colaboradores que participaram dessa trajetória cresceram e amadureceram, assim como a instituição. De um grupo de amigos, que desejava efervescer a cena cultural de Contagem por meio da valorização dos artistas locais e da ocupação dos espaços públicos, surgiu uma ação transformadora, que ganhou um sentido maior principalmente pelo caráter de romper os limites territoriais do município. Hoje a Move Cultura tem uma atuação abrangente, ultrapassando as fronteiras da região metropolitana de BH.

Nestes 10 anos, realizamos mais de 56 eventos nos espaços públicos de Contagem, mapeamos e revitalizamos alguns becos do bairro Eldorado e contribuímos com a realização de seminários de cultura e com a estruturação das políticas culturais da cidade. As formações nas escolas públicas atenderam diretamente 2.000 alunos por meio de oficinas culturais, atividades estas que cumprem a Lei Federal 10.639, a qual versa sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. Além dos cursos, colaboramos para o empoderamento tecnológico dos jovens, realizando atividades no campo das artes digitais.

É uma honra estar como presidente da entidade neste momento tão especial. E isso traz a responsabilidade de atuar em prol da continuidade desse legado! Entendemos que a rotatividade na diretoria da Move é essencial para garantir o cumprimento de nossa missão institucional, prezando pelo desenvolvimento de novas ideias, pela preservação de um ambiente democrático e pela diversidade no dia a dia da instituição. Aproveito a oportunidade para agradecer todos que colaboraram com cada capítulo dessa década, desde os eventos do Bangalô Cultural até os dias de hoje, com a Casa Criativa. Muito obrigada!


Kelly Geralda de Souza
Presidenta (2018-2021)

Ultimos posts