Move Cultura

MORADORES DE CONTAGEM APROVAM INICIATIVA DO NUBECO E ESTÃO ANSIOSOS PARA AS NOVAS AÇÕES DO PROJETO

NuBeco teve início nos dias 22 e 23 de junho e segue colorindo vielas do bairro Eldorado até dezembro

O projeto NuBeco, como diz o ditado popular, começou com o pé-direito. Nos dias 22 e 23 de junho, mais de 20 artistas marcaram presença e, é claro, deixaram sua marca no beco que liga a Rua Monsenhor Bicalho, entre os números 312 e 328, a Avenida José Faria da Rocha, no bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A ação, que contou com o patrocínio da Tintas Coral por meio do Tudo de Cor, com a parceria do Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis e com o apoio da coordenação do curso de Arquitetura da UNA de Contagem, transformou a estreita passagem de pedestres, levando cores e alegria para um local que, até a sexta-feira, dia 21 de junho, era cinza e sombrio.

A primeira etapa de 2019 do NuBeco, projeto que teve início entre 2012 e 2013 por meio de uma ação coletiva da Associação Move Cultura, atraiu olhares, como o da costureira Maria de Fátima. “Está maravilhoso. Eu amei. Que coisa boa”, disse ela. O professor João Gilberto Barreto, que fez questão de levar alguns litros de água mineral para os artistas, também gostou do trabalho desenvolvido. “Ver essa mudança e ver a participação da comunidade me deixa feliz”, salientou. Quem também ficou encantada com as cores e a nova cara do beco foi a dona de casa Etelina Barcelos. “Está aprovado demais. Não está nem dez. Está cem, está mil. Está mil e cem”, disse ela, que fez questão de registrar os graffitis.

A imprensa mineira, como as emissoras Globo Minas e RecordTV Minas, além dos jornais O Tempo, Hoje em Dia e Diário de Contagem, assim como o Blog Entre Aspas, também fizeram questão de espalhar a boa notícia. Reportagens televisivas, onlines e impressas destacaram a importância da ação. “O NuBeco é uma junção de artistas da cidade, que resolveram colocar suas habilidades artísticas em prol da melhoria do município. Afinal, a gente entende que as paisagens urbanas que mais caracterizam a região do Eldorado são os becos, e eles estavam maltratados, sendo que todos precisam utilizá-los”, explicou Rafael Aquino, um dos coordenadores da iniciativa.

E o que não faltou, entre às 9h e às 17h, quando os DJs Rafael Roots e Alexman mandavam um som, foi gente curiosa. Moradores da região paravam, perguntavam sobre a ação, fotografavam e faziam sempre a mesma pergunta: “Quando vocês vão colorir os demais becos do bairro?”. A resposta, sim, estava na ponta da língua de toda a equipe. “Até dezembro, outros 19 becos receberão cores, alegria. E, com isso, teremos a maior galeria aberta de arte urbana da região metropolitana”, garantiu Aquino.

Os 20 becos contemplados pelo projeto NuBeco, além dos trabalhos artísticos, que se juntarão numa rota cultural e turística, receberão placas indicando os seus nomes. Apesar de serem desconhecidas, as nomenclaturas das pequenas passagens existem desde a década de 90, de acordo com a Lei Municipal 2.724 de 11/05/1995. As indicações serão afixadas nos becos no decorrer do projeto, que está previsto para ser realizado até dezembro deste ano.

SERVIÇO

O que? Projeto NuBeco

Informações: Associação Move Cultura (Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado – Contagem) Telefone: (31) 2557-6007

Ultimos posts