Move Cultura

BECOS DE CONTAGEM RECEBERAM PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO

Projeto NuBeco cumpre lei municipal de 1995 e fixa placas com os nomes das pequenas passagens

O projeto NuBeco, além da iniciativa de colorir 20 becos do bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, fixou placas identificando as pequenas passagens. A ação, que foi realizada no dia 13 de julho de 2019 pela equipe da Associação Move Cultura, coloca em prática um projeto de lei que vigora no município desde os anos 90. Ao todo, 44 vielas foram contempladas.

No dia 11 de maio de 1995, a Câmara de Vereadores de Contagem sancionou a Lei Municipal 2.724, que dispõe sobre a nomenclatura de 44 dos 82 becos do Eldorado, bairro fundado em 1965 e planejado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes. No entanto, o poder público nunca se preocupou em fixar placas que identificasse as passagens, que foram pensadas para facilitar a circulação dos pedestres. Coube, então, a sociedade civil colocar em prática a determinação do poder legislativo.

Além de facilitar a orientação geográfica dos pedestres que circulam por Contagem, sejam eles moradores da cidade ou visitantes, as placas colaboram ainda para a melhoria de vida das pessoas cujas casas estão situadas nos becos. O simples gesto de passar o endereço para um amigo ou familiar, assim como receber correspondências, a partir de agora, ficará muito mais simples.

Apoiado pela Tintas Coral por meio do projeto Tudo de Cor, pelo Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis (CASA Cidades) e ainda com o apoio da coordenação do curso de Arquitetura da UNA de Contagem, o NuBeco terá continuidade no mês de agosto, quando as paredes de mais dois becos serão invadidos pela arte de diferentes grafiteiros. No decorrer do projeto, 20 vielas serão grafitadas, transformando assim as estreitas passagens em uma verdadeira galeria aberta de arte urbana.

PROJETO

O NuBeco é um desdobramento das atividades iniciadas entre 2012 e 2013, com a ação de multirões de revitalização e ocupação cultural dos becos. Na época, sem aporte financeiro, a Associação Move Cultura revitalizou quatro becos do Eldorado com a ajuda da sociedade. A ação foi reconhecida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil por meio do prêmio Gentileza Urbana na categoria Cidadania, que visa enfatizar e estimular as atitudes voltadas para a melhoria da qualidade da vida urbana.

Informações
Associação Move Cultura (Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado – Contagem) – (31) 2557-6007
Felipe Pedrosa – assessor de imprensa – (31) 98741-9539

Ultimos posts