Move Cultura

Hábil Idade: idosos aprendem a surfar no mundo digital

Criar uma conta de e-mail, deslizar com o mouse pela tela do computador, baixar um aplicativo bancário, tirar uma foto e enviar para os filhos, adicionar um novo contato no WhatsApp, mergulhar no universo das redes sociais. Essas, entre tantas outras possibilidades do mundo digital, são fáceis para quem nasceu na era da tecnologia e até mesmo para os imigrantes, que conseguiram acompanhar a evolução dos dispositivos. No entanto, a turma da melhor idade, após mais de sete décadas de caminhada, ainda engatinha nesse novo cenário.

Só que, apesar de ainda cambalearem no universo da tecnologia, os idosos querem mesmo é surfar nas ondas da web. Esse é o caso de Oscar Tibúrcio, de 77 anos, aluno da oficina de Inclusão Digital do projeto Hábil Idade, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele conta que, como passou a vida ensinando piano para seus alunos, sentia falta de um profissional para ensiná-lo o bê-á-bá do mundo tecnológico.

Aluno assíduo do projeto, que é realizado pela Associação Move Cultura e patrocinado pela BrasilPrev, ArcelorMittal, Belgo Bekaert Arames e Raízen, Tibúrcio encontrou o que tanto procurava. “Essa forma de ensinar era o que eu buscava há tanto tempo”, comenta o aposentado. Agora, inclusive, ele está muito mais independente tecnologicamente.

Mestre em educação e tecnologia pela UFMG, Nilson Rocha é o responsável pela oficina de Inclusão Digital. Ele explica que as aulas são evolutivas. Primeiro, os alunos aprenderam conceitos básicos, como o que é internet, tecnologia, nuvem e redes sociais. Na sequência, colocam a mão na massa. “Teve aluno com medo de mexer no mouse. Daí, eu tive que pegar na mão dele e mostrar levemente como deslizar com a setinha pelo monitor”, revela.

A oficina de Inclusão Digital do Hábil Idade seguirá até a segunda semana de dezembro. O projeto da Move Cultura, no entanto, será realizado até maio de 2020. A próxima oficina será de fotografia e vídeo.

Ultimos posts