Move Cultura

Adolescentes da rede pública concluíram primeira etapa da Escola Livre de Artes Digitais

Henri Cartier-Bresson, francês considerado um dos mais importantes fotógrafos do mundo, costumava dizer que “fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”. A frase do artista exemplifica muito bem o primeiro ciclo de atividades da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) 2019, projeto desenvolvido pela Associação Move Cultura há dois anos na região metropolitana de Belo Horizonte. É que 44 adolescentes, entre 13 e 17 anos e estudantes de escolas públicas de Contagem, ao longo dos últimos meses, tiveram foco, marcaram presença nas aulas gratuitas e, nesta semana, receberam das mãos de Rafael Aquino, coordenador de projetos da Casa Criativa e da Move Cultura, o certificado das oficinas de Artes Gráficas, Audiovisual e Fotografia. Mais do que uma “simples folha de papel”, a turminha, agora, está cheia de conhecimento sobre uma das principais mídias da atualidade: a de imagens.

“Este momento é um dos mais importantes do projeto. Chegar ao fim de um ciclo formativo e observar que esses adolescentes vieram até aqui é de uma alegria imensa. E o mais interessante é saber que todos eles, sem nenhuma exceção, correram atrás e, a partir desse momento, estão com um leque de possibilidades pela frente. A diferença na vida deles começou! Parabéns, pessoal”, diz Rafael Aquino.

Para o coordenador do projeto, a ELAD foi um sucesso desde que as inscrições foram abertas. “A grande surpresa foi que um grande número de participantes do ano passado entrou em contato para se matricular nos cursos deste ano. Isso só comprova que estamos no caminho certo. E um detalhe: eles viram a nossa postagem nas redes sociais e ligaram imediatamente”, garante.

\"\"
Certificados foram entregues para os alunos da Escola Livre de Artes Digitais

Os participantes da ELAD no colégio municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, no bairro Bernardo Monteiro, finalizaram o ciclo 2019 na segunda-feira, dia 9. Já os alunos que fizeram o curso na sede da Associação Move Cultura, no Eldorado, receberam os certificados na quarta-feira, dia 11. A iniciativa, agora, dará uma pausa por conta das festividades de fim de ano. “Já estamos planejando a próxima oficina, que será ministrada nos mesmos locais, e também elaborando as ações para o terceiro ano da ELAD. O que posso adiantar é que, entre as novas ações, pretendemos incluir o curso de robótica”, diz Aquino.

A entrega dos certificados contou com as presenças de Taynara Gregório Santos, integrante do setor de comunicação da RHI Magnesita, e de Fernanda Morais, gerente geral de sustentabilidade da VLI. As duas empresas, assim como a BB Seguros, são as patrocinadoras da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD). O projeto tem ainda o apoio do Fundo Municipal para Infância e Adolescência.

A equipe da Associação Move Cultura parabeniza Ana Luiza Pereira Gordim, João Vitor Gonçalves, Samarah Gomes de Oliveira, Thalita Ribeiro Soares de Santana, Gabriel Arcanjo, Ana Laura Pereira Silva, Aline Staino Zeymer, Ana Izabel de Souza G. Silva, Heitor Augusto Gonçalves, Jhonatan Junio da Silva Pereira, Luiz Augusto Alves de Souza Novais, Luiza Jardim de Melo Keesen, Pedro Lucas de Souza Novais, Rodrigo Costa Souza, Yasmin Xavier, Ana Karolyna Oliveira Santana, Ana Laura Pereira Silva, Arthur Peron Faria, Bruna Vitoria de Oliveira Souza, Caroline Alves de Oliveira, Gabriel Arcanjo Lara Gonçalves de Souza, Gabriela Silva Leite, Julia Almeida Silva, Kauan Viana Oliveira Santos, Maria Eduarda Cordeiro de Almeida, Pedro Henrique Teixeira Silva, Ryan Henrique Pires Adelino, Samarah Gomes de Oliveira, Thalita Ribeiro Soares de Santana, Faiser Felipe Braga da Silva, Handley Augusto de Souza Gonçalves, Henrique Oliveira, Leonardo Santos Vieira, Lucas Antônio Figueiredo Borges, Lucas Henrique Quintão Eremita, Marcos Vinicius da Silva Pereira, Maria Eduarda Costa, Mirian Lopes, Ryan Lucas dos Santos Marcos, Sara Vitória Quintão Eremita, Talita Rayane Soares Ferreira, Wender Júnio da Silva Pereira, Talia Cristina de Paula e Kamille Vitória de Oliveira Gonçalves pela conclusão da primeira etapa da ELAD 2019.

Retorno
As atividades da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) serão retomadas em fevereiro de 2020. O próximo ciclo formativo terá 40 horas e também será gratuito. Podem participar das oficinas adolescentes entre 13 e 17 anos que estejam matriculados no sistema público de ensino de Contagem. As aulas acontecerão na sede da Associação Move Cultura (Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado) e na Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa (Rua Vicente dos Santos, 295, Bernardo Monteiro), ambas em Contagem.

Mais detalhes: (31) 2557-6007.

Ultimos posts