Move Cultura

Em seu primeiro ano, Projeto Hábil Idade reuniu mais de 300 idosos de Contagem

Ao som de clássicos dos anos 60 e 70, 300 idosos curtiram o baile do projeto Hábil Idade. O evento foi realizado no Centro de Memória do Trabalhador, na Cidade Industrial, em Contagem, no dia 13. Segundo a equipe da Associação Move Cultura, a ação celebrou o encerramento das atividades do projeto. Entre junho e dezembro, a iniciativa ofereceu gratuitamente oficinas de História de Vida, Teatro e Inclusão Digital.

De acordo com Rafael Aquino, coordenador de projetos da Associação Move Cultura e da Casa Criativa, o Hábil Idade é um ambiente de troca. “O projeto é muito mais do que um ciclo de formação, de cursos, é uma iniciativa de interação, de troca de experiências, de convívio e de aprendizado comum”, destaca. “Tanto nós organizadores quanto eles estão envolvidos num mesmo ambiente e acrescentando um na vida dos outros”, completa o mobilizador, já animado para as turmas de 2020.

O baile do Hábil Idade, que recebeu o músico Malaquias da Viola e o grupo Cirandeiras de Minas, animou o fim do ciclo 2019, já que o projeto entra de recesso e só retoma as atividades no próximo ano. Para a maior comodidade dos participantes, foi disponibilizado transporte gratuito dos bairros até o Centro de Memória do Trabalhador e, claro, comidinhas e bebidinhas para deixar o encontro ainda mais saboroso.

\”A festa foi nota dez! Foi bom demais. Nós aproveitamos bastante – e falo ‘nós’ porque esse foi o comentário geral”, relata dona Maria Angélica Evaristo, de 71 anos, que integra as oficinas do projeto Hábil Idade no CRAS Parque São João. Para ela, participar das atividades foi uma experiência encantadora. “Particularmente, eu cresci muito, minha autoestima elevou e eu me soltei. Muitas vezes, não sabemos o potencial que temos, principalmente quando chegamos nessa idade, e eu descobri muita coisa no projeto”, completa.  

Marcão Pesada, cineasta que participou do processo de captação de público, ressalta que a iniciativa é muito mais do que as operações técnicas. “A vivência que foi se estabelecendo ao longo dos encontros fez com que os grupos se emergissem e que um fortalecesse o outro, uma fortalecesse a outra, já que a maioria são mulheres”, destaca. “Foi bonito ver que uma deu a mão para a outra para que ninguém desistisse do projeto”, conta ele, que, no próximo ano, vai ministrar as oficinas de fotografia e vídeo.

O projeto Hábil Idade é uma iniciativa da Move Cultura e conta com o patrocínio da BrasilPrev, da ArcelorMittal, da Belgo Bekaert Arames e Raízen. Para a realização das ações, a associação também contou com os fornecedores Viva Transporte de Pessoal, Kitutu Gourmet e Vapor Comunicação. As oficinas serão retomadas no fim de janeiro. Interessados em participar podem ligar no telefone (31) 2557-6007.

A todos, um muito obrigado e que venha 2020!

Ultimos posts