Alisson Camargos Diniz, morador de Contagem, uma das maiores cidades metropolitanas de Belo Horizonte, lembra com carinho das festas que aconteciam no entorno da Capela Imaculada Conceição, localizada entre os bairros Bela Vista e Bernardo Monteiro. Semelhantemente, Andréa Luiza Souza revela que a igreja era uma espécie de porto seguro para a comunidade ao seu entorno. Já Willian Araújo Oliveira é capaz de descrever cautelosamente cada detalhe do imóvel.
Willian, Andréa e Alisson, que têm causos e mais causos para contar sobre a Capela Imaculada Conceição, são os pilares do segundo episódio do documentário “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade”, idealizado e disponibilizado nas plataformas digitais pela Associação Move Cultura, que há 11 anos atua no município de Contagem. “Nesse capítulo, mostramos a importância do patrimônio material religioso. Uma das heranças da chamada colonização portuguesa é o cristianismo e, em Contagem, assim como em todo o Brasil, as igrejas guardam muito desse período histórico”, diz Rafael Aquino, coordenador do documentário, cientista político e mobilizador cultural.
Disponível no YouTube a partir das 18h desta terça-feira, dia 7 de abril, o “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade – Ep: 2” intercala as lembranças dos moradores dos bairros Bela Vista e Bernardo Monteiro para revelar a história da Capela Imaculada Conceição, que foi construída pela população entre 1939 e 1943. Com traços da arquitetura neogótica, a igreja conta com pinturas emblemáticas em sua nave, retratando as aparições de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, e com vitrais italianos, que reconstroem a vida de Jesus Cristo. O imóvel, segundo o Decreto 10.446, publicado no dia 14 de abril de 2000, é tombado pela Prefeitura de Contagem.
Casa de Cacos. O primeiro episódio do documentário “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade” teve como tema a Casa de Cacos, um projeto arquitetônico fantástico idealizado por Carlos Luís de Almeida, entre 1963 e 1989, e localizado no bairro Bernardo Monteiro. O vídeo também está disponível na plataforma YouTube. Veja abaixo:
Foto Ailson Leite