Move Cultura

2020: um ano de aprendizado e evolução!

“Eu continuo emocionado. Depois dos 60 anos, eu não esperava viver uma nova experiência, uma coisa que eu sonhava há anos. E, depois do AVC, eu encontrei a dificuldade e falei: ‘Deficiente, agora que nunca vou ter um sonho’. Aí, de repente, vem a Move Cultura e me dá a oportunidade de atuar”. A frase do senhor Antônio Lázaro, aluno do projeto Hábil Idade e integrante do elenco do curta-metragem “Livro de Memórias”, disponível no YouTube, resume a missão da Associação Move Cultura e da Casa Criativa: transformar sonhos em realidade.

Em meio a tantos obstáculos neste ano — primeiro, os desastres provocados pelo alto volume de chuva; e, logo na sequência, a pandemia do novo coronavírus —, a Associação Move Cultura conseguiu dar sequência aos seus projetos, amparar famílias em situação de vulnerabilidade e, por fim, arrancar sorrisos de todos os envolvidos em suas iniciativas. Para Rafael Aquino, coordenador do espaço, 2020 foi um ano de muito aprendizado.

“Sei que falar que 2020 foi um ano de aprendizado é o mais clichê. Mas é também a mais pura verdade. Eu e os companheiros e companheiras da Move Cultura, uma turma que merece um prêmio, tivemos que adaptar os projetos para o formato online, transformar o espetáculo ‘Livro de Memórias’ em filme e, logo no começo do ano, focar nossas energias em amparar as pessoas que haviam perdido tudo em decorrência das chuvas. Encerramos este ano com a certeza de que os últimos 12 meses foram de enorme evolução”, destaca o cientista político, enaltecendo a força e a sabedoria de todos os colaboradores da Casa Criativa, como é chamada a sede da Associação Move Cultura, localizada no bairro Eldorado.

Nos últimos meses, a Move Cultura trabalhou exclusivamente com idosos e adolescentes do sistema público de ensino por meio do Hábil Idade, da Casa Criativa na Melhor Idade e da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD). Todas as iniciativas eram presenciais e, após a chegada da pandemia, foram adaptadas para o online. Segundo Rafael Aquino, cerca de 300 idosos participaram das ações propostas e a meta, ao levar o conteúdo para um outro formato, era não deixar os alunos e alunas desamparados. E isso foi feito com muita qualidade, profissionalismo, cuidado e, claro, respeito!

Para 2021, os planos da Associação Move Cultura são muitos. “Existe um robusto plano de ação para este ano que está chegando. E, sim, haverá a continuidade dos projetos destinados aos idosos e adolescentes, inclusive com o lançamento de novas oficinas. Os trabalhos para a revitalização de espaços públicos, como foi feito na Praça da Jamaica, no bairro JK, e para a melhoria da mobilidade urbana na cidade, como o Contagem a Pé, também terão novos capítulos. Eles serão ampliados”, garante Aquino.

A equipe da Associação Move Cultura e da Casa Criativa deseja para todos os alunos e alunas, parceiros e parcerias, patrocinadores, colaboradores e prestadores de serviços um ótimo fim de ano, boas festas e um novo ciclo repleto de alegrias, sonhos, companheirismo e energias positivas. Em 2021, estamos juntos, seja de maneira física ou online!

Ultimos posts