Move Cultura

Edição 2020 do Hábil Idade chega ao fim com o curta ‘Livro de Memórias’

A temporada 2020 do Hábil Idade, uma iniciativa da Associação Move Cultura, chega ao fim com o lançamento do filme “Livro de Memórias”. A princípio, os participantes da Oficina de Teatro do projeto montariam um espetáculo, que seria encenado nas oito regionais de Contagem, na região metropolitana de BH. Porém, diante da recomendação de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, a peça precisou ser adaptada para o audiovisual. As gravações foram realizadas seguindo todos os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde.

O curta-metragem de pouco mais de 19 minutos retrata de maneira lúdica a importância de se preservar a memória dos idosos. O projeto foi realizado por Glauce Leonel e Andreza Coutinho, que ministraram as aulas de teatro, foi gravado e editado por Marcelo Lin e Maurílio Martins e teve a coordenação de Rafael Aquino. “A peça é baseada em algumas histórias narradas no curso de História de Vida e também em histórias que os idosos foram contando ao longo da Oficina de Teatro”, explica Andreza Coutinho, adiantando que, nas imagens, o público estará diante de um menino e de uma menina que foram adotados pelos avós. O filme, inclusive, tem início quando o garoto encontra o gigante “Livro de Memórias”.

No elenco de “Livro de Memórias”, estão os alunos das aulas de teatro do Hábil Idade. São eles: Antônio Lázaro, Esmeralda Moreira, Pedro Machado, Neusa Rodrigues, Nini Barbosa, Ronan Roque, Conceição Barros Oliveira e Val. “Trabalhar com essa turma foi muito gratificante, gostoso mesmo, porque eles têm uma vontade, uma força, uma sede de aprender e sonhos ainda a serem realizados. E isso é estimulante”, salienta Glauce Leonel. “Encontrar tanta vida ali, além do apoio mútuo entre eles, nos motivou ainda mais a terminar o projeto e a fazer algo tão belo”, completou.

Rafael Aquino, coordenador de projetos da Associação Move Cultura, conta que, assim que a pandemia teve início, em março, o projeto teve que ser paralisado para preservar a vida dos idosos participantes do Hábil Idade. “Paramos com as aulas presenciais, mas continuamos em contato com os nossos alunos e alunas, oferecendo atividades online, tanto para que eles seguissem desenvolvendo o aprendizado quanto para que mantivessem a cabeça arejada”, explica Aquino, já animado para a continuidade das ações do projeto no próximo ano.

A adaptação da peça de teatro para o cinema, segundo Glauce, não foi tão simples, mas deu certo. “Como fazer teatro sem a presença das pessoas? O teatro tem a questão do contato, o grupo teatral é muito sensorial”, disse ela, que, ancorada por Andreza Coutinho e toda a equipe da Associação Move Cultura, adaptou o texto e o roteiro, explicou algumas entonações de voz e realizou o sonho de todo o coletivo: o de atuar em um espetáculo.

O filme “Livro de Memórias” pode ser visto gratuitamente no YouTube, no canal da Associação Move Cultura, e o projeto Hábil Idade teve o patrocínio da BrasilPrev, da ArcelorMittal, da Belgo Bekaert Arames e Raízen. As ações da iniciativa contaram ainda com o apoio da Viva Transporte de Pessoal, da Kitutu Gourmet e da Vapor Comunicação.

Veja o filme:

Ultimos posts