Move Cultura

Move Cultura encerra série documental com vídeo sobre a Comunidade dos Arturos


A Comunidade dos Arturos, criada por Artur Camilo Silvério e sua mulher, Carmelinda Maria da Silva, é o tema do último episódio da série documental “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de uma Cidade”, que, desde o começo deste ano, tem visitado a história da cidade de Contagem, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

No derradeiro capítulo, a equipe da Associação Move Cultura conversou com Zé Bengala, batizado como José Bonifácio da Luz, porém mais conhecido pelo apelido adquirido ainda na infância. Um dos líderes da Comunidade dos Arturos, no bate-papo, resgata, entre outras memórias, as lembranças da Capela do Rosário. “Eu me lembro, ainda criança, quando Contagem não tinha quase nada, que a gente reunia o pessoal, as crianças e as senhoras para ir limpar a igreja, capinar em volta dela, para que pudéssemos fazer os nossos desfiles”, conta Zé bengala. “Era nessa igreja que fazíamos os nossos festejos”, completa ele.

Para Rafael Aquino, coordenador da Associação Move Cultura e da série de curtas-metragens, o lançamento dos filmes foi uma das ações mais importantes deste ano. “Tivemos um ciclo complicado, tanto por conta das tragédias no começo do ano quanto pela chegada da pandemia. Mas ver este trabalho, que teve início no ano passado, totalmente pronto é motivo de muita alegria. Primeiro, porque é um resgate necessário e importante da nossa história, e, segundo, porque foi uma opção de entretenimento para todo mundo que pôde ficar isolado em casa”, ressalta o cientista político, citando as tragédias provocadas pelas chuvas de verão e também a pandemia do novo coronavírus, que mudou a rotina da sociedade.

O sétimo episódio de “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de uma Cidade” já está disponível no canal da Associação Move Cultura no YouTube. No espaço, você ainda pode conferir os outros capítulos dessa série, que lança luz na Lagoa do Bairro Eldorado, no Parque Fernão Dias, na Estação Bernardo Monteiro, na Capela Imaculada Conceição, na Casa de Cacos e na História de Contagem. Ao conferir os vídeos, deixe seu like, seu comentário e, claro, compartilhe o vídeo com os amigos e amigas.

Ultimos posts