Move Cultura

Move Cultura capacita 130 alunos em audiovisual

Financiada pela Lei Federal Emergencial Aldir Blanc, a Oficina de Audiovisual da Associação Move Cultura teve início no último dia 22, de maneira remota, por conta do atual cenário da pandemia do novo coronavírus, e conta com 130 alunos, de diferentes idades e classes sociais. A formação, ministrada pelo artista audiovisual Daniel Márcio, tem como foco ensinar a captação de imagem e som, a criação de roteiros e a edição.

“O nosso objetivo é potencializar a produção de conteúdo dessas pessoas e, claro, facilitar a vida delas. Com as aulas, os alunos poderão produzir vídeos com mais qualidade e criatividade”, conta Daniel Márcio, que, antes de integrar a equipe da Associação Move Cultura, foi cinegrafista da Rede Minas, atuou em produtoras de vídeo de Belo Horizonte e foi diretor de cultura da cidade de Contagem, entre 2015 e 2016.

A princípio, a Oficina de Audiovisual seria ofertada apenas para 50 pessoas. Porém, para a surpresa do coordenador de projetos da instituição, Rafael Aquino, a procura foi maior do que o esperado. “Como não se tratava de um processo seletivo, resolvemos atender todos os interessados. Além disso, constatamos que, entre as inscrições, havia uma enorme diversidade de perfis, e nós, equipe da Move Cultura, não poderíamos abrir mão dessa rica experiência”, relata o cientista político. 

A Oficina de Audiovisual da Associação Move Cultura terá um total de 40 horas, oferecerá um certificado ao fim do ciclo de aprendizagem e vai colaborar significativamente para que o público, após esse processo, possa produzir vídeos com mais qualidade para as redes sociais, utilizando apenas o próprio celular. “Por conta da pandemia, as pessoas passaram a produzir mais e mais para as plataformas online, e elas, após pouco mais de um ano dessa imersão nesse processo, querem produzir com mais qualidade e criatividade”, sinaliza Daniel Márcio.

Associação Move Cultura na pandemia
Localizada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Associação Move Cultura promove a inclusão cultural e tecnológica de crianças, adolescentes, jovens e idosos há mais de dez anos. Em 2020, diante do cenário da pandemia do novo coronavírus, a instituição precisou se reinventar, adaptando seus projetos para o formato online e criando novas metodologias.

“O ano passado foi desafiador para todo mundo. Para nós, da Move Cultura, não foi diferente. E com os recursos da Lei Aldir Blanc, neste projeto em específico, vamos conseguir devolver para a sociedade uma boa parte de tudo o que aprendemos e desenvolvemos desde que a pandemia teve início no Brasil”, explica Rafael Aquino, adiantando que, nos próximos meses, haverá outros projetos gratuitos na instituição.

Para acompanhar as próximas ações da Associação Move Cultura, basta acessar as redes sociais da instituição: Instagram e Facebook.

Ultimos posts