Move Cultura

Documentário ‘Contagem do Tempo’ será exibido na Rede Minas

A série documental “Contagem do Tempo”, idealizada pela equipe da Associação Move Cultura e lançada no ano passado nas plataformas digitais, vai ser exibida na sessão “Faixa de Cinema”, da Rede Minas, no dia 9 de julho, às 23h. A emissora estatal levará ao ar os sete episódios do documentário, possibilitando que mais pessoas conheçam a história de pontos importantes de Contagem, cidade metropolitana da capital mineira.

“O projeto ‘Contagem do Tempo’ nasceu da necessidade de registrar a cultura oral do município de Contagem, assim como documentar pontos importantes da cidade, como o Parque Fernão Dias e a Casa de Cacos, dois espaços que até então estavam completamente abandonados pelo poder público”, explica Rafael Aquino, coordenador de projetos da Associação Move Cultura, ponderando que hoje, junho de 2021, já existe um movimento empenhado em revitalizar alguns dos espaços icônicos. “O episódio em que foi retratada a Estação Bernardo Monteiro, por exemplo, foi feito antes de o edifício histórico ser restaurado. Atualmente, o local é de uma magnitude ímpar”, garante o ativista social.

Nos sete episódios, em que é possível ver e ouvir as mais célebres histórias, “Contagem do Tempo” retrata a Lagoa do Bairro Eldorado, o Parque Fernão Dias, a Estação Bernardo Monteiro, a Capela Imaculada Conceição, a Casa de Cacos (foto), a História do Surgimento de Contagem e a Comunidade dos Arturos, que recentemente se despediu do seu principal representante, senhor Mário Brás da Luz, de 88 anos, vitimado pelo novo coronavírus. “A Comunidade dos Arturos é um patrimônio imensurável da nossa sociedade. Ela carrega uma das heranças mais ricas da matriz africana em nosso território”, destaca Rafael Aquino.

Além de historiadores e pesquisadores, a série “Contagem do Tempo” deu voz para os moradores de Contagem. Em cada episódio, o próprio povo pôde visitar as memórias e narrar o passado como um olhar único, reforçando assim o sentimento de pertencimento ao espaço. “Eu me lembro, ainda criança, quando Contagem não tinha quase nada, que a gente reunia o pessoal, as crianças e as senhoras para ir limpar a igreja, capinar em volta dela, para que pudéssemos fazer os nossos desfiles”, contou Zé Bengala sobre a antiga Capela do Rosário, construída pela Comunidade dos Arturos, mas demolida pelo poder público na década de 1970.

Outra história emocionante é a de Horácio Barros, que de frequentador do Parque Fernão Dias se tornou funcionário do espaço. “Eu trabalhava aos sábados e aos domingos patrulhando o parque para que as pessoas o preservassem, evitando a destruição e garantindo a segurança”, conta ele no capítulo sobre o espaço de entretenimento. “Mas, apesar de sempre estar cheio, não acontecia problema”, completa ele, lembrando que o local chegou a receber cerca de 3.000 pessoas em um único fim de semana.

A série “Contagem do Tempo” tem a coordenação e a produção executiva de Rafael Aquino, que também colaborou na pesquisa. Amanda Maia também assina a pesquisa, além da produção e da direção. Ao lado de Amanda, na direção, estão Roberth Michael e Marcelo Lin, e, na pesquisa, o escritor Ailson Leite. Já citado, Roberth fez a direção de fotografia e a gravação, junto com Marcelo Lin. As imagens aéreas são de Rodrigo Meireles e Guilherme Augusto. O projeto contou com o apoio do Grilo Voador, do Di Pulão, da Casa Criativa e da Estética Urbana. A comunicação é da Vapor Comunicação, de Felipe Pedrosa.

Ultimos posts