Move Cultura

Aprenda a pedalar com o ‘Dê um Role em Contagem’

A Associação Move Cultura, em parceria com o Banco Itaú, vai dar a largada no projeto “Dê um Rolê em Contagem”, que consiste na ampliação do uso de bicicletas para locomoção nas grandes cidades. A ação integra o Edital Bike Educação e visa potencializar a utilização das “magrelas” na cidade metropolitana. As atividades do projeto terão início no dia 29 de agosto, com a oficina Aprendendo a Pedalar, e seguirão até novembro deste ano, com cicloexpedições pelo município.

O projeto “Dê um Rolê”, criado em março de 2019 pela Associação Move Cultura, entidade que, entre outras atividades, trabalha em prol da melhoria da mobilidade urbana, até o fim deste ano, vai ofertar dez oficinas para ensinar a população a pedalar, duas oficinas de mecânica básica para bicicletas, fará seis cicloexpedições pela cidade e ainda realizará um seminário sobre como utilizar as “magrelas” nos grandes centros — a ação ainda visa debater sobre a infraestrutura da cidade, assim como trazer à tona as legislações e políticas envolvendo as bicicletas.

Para Rafael Aquino, um dos fundadores da Associação Move Cultura, o projeto visa estimular a cultura da bicicleta na cidade. De forma que as bikes não sejam vistas somente como meio de recreação e lazer, mas, sim, como um modo de transporte eficiente, seguro e sustentável. “Cidades com altos níveis de qualidade em mobilidade urbana estimulam os deslocamentos por bicicleta. É isso que o projeto ‘Dê um Rolê’ pretende entregar para Contagem”, aponta ele, salientando que as inscrições para a oficina Aprendendo a Pedalar podem ser feitas pelo Sympla (https://bityli.com/bVdgR).

O “Dê um Rolê”, segundo Jeferson Candido, presidente da Move Cultura, é mais uma das propostas da entidade para a melhoria da qualidade de vida nos grandes centros, assim como na ocupação do espaço urbano. A instituição, por exemplo, é responsável pela criação de um circuito de arte urbana na cidade de Contagem, por meio do projeto NuBeco, e também autora da ação Contagem a Pé, que em 2018 incentivou a população a andar a pé pelo bairro Eldorado. Na época, totens com distância, circuitos, queima de calorias, entre outros detalhes, foram espalhados pelo principal pólo comercial do município. “As bicicletas trazem melhoria no fluxo do trânsito, maior praticidade e rapidez de locomoção, sem contar os benefícios como redução na emissão de CO² e dos problemas de saúde”, detalhe ele, reforçando que, após a entrega de mais uma etapa do NuBeco, no dia 30 de agosto, a população terá mais um motivo para circular de bike.

As oficinas para ensinar a população de Contagem a pedalar, por meio do projeto “Dê um Rolê”, contam com a metodologia da rede Bike Anjo, iniciativa já conceituada na área de disseminar a utilização das “magrelas”. As cicloexpedições vão incentivar as pessoas a conhecer Contagem pedalando pelas bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental e do patrimônio cultural. Por fim, o seminário “Entendendo a Política da Bicicleta”, previsto para os dias 13, 15 e 20 setembro, entre 19h e 21h, virtualmente, contará com a presença de especialistas, usuários de bicicletas e poder público. A ideia é consolidar melhorias de infraestrutura cicloviária na cidade. A escolha pelo mês de setembro está ligada ao fato de que no dia 22 é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, em que cicloativistas do mundo inteiro fazem ações para promover o uso da bicicleta. 

O “Dê um Rolê” terá duas etapas. A primeira vai até novembro deste ano. Já no primeiro semestre de 2022, entre janeiro e abril, novas oficinas para ensinar a população a pedalar estão previstas para acontecer, assim como novas cicloexpedições pela cidade e cursos de mecânica básica para bikes. 

Confira abaixo o cronograma de 2021:

  • 29 de agosto: Oficina Aprendendo a Pedalar
  • 20, 22 e 27 de setembro: “Seminário Entendendo a Política da Bicicleta\”
  • 19 de setembro: Oficina Aprendendo a Pedalar
  • 19 de setembro: Oficina de Mecânica Básica
  • 26 setembro: CicloExpedição
  • 24 de outubro: CicloExpedição
  • 31 de outubro: Oficina Aprendendo a Pedalar
  • 21 de novembro: CicloExpedição
  • 28 de novembro: Oficina Aprendendo a Pedalar

OFICINA APRENDENDO A PEDALAR

\"\"

Ultimos posts