Move Cultura

Beco do bairro JK vai virar galeria de arte urbana

O NuBeco está de volta. Após uma pausa nas atividades por conta da pandemia do novo coronavírus, o projeto, que tem a missão de construir um circuito de arte urbana à céu aberto em Contagem, foi retomado. Entre os dias 2 de agosto e 3 de setembro, o beco que liga a rua Jequitibás e a avenida Babita Camargos, no bairro JK, vai ganhar cores e, consequentemente, vida. A ação está sendo realizada desde o dia 26 de julho, quando foi dado início ao processo de limpeza do espaço.

Nesta nova etapa, a Associação Move Cultura, responsável pela realização do projeto NuBeco, conta com o apoio das Tintas Coral, por meio do programa Tudo de Cor, e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). A atividade, desta vez, foi um pouco mais complexa, pois foi necessário solicitar à Administração Regional a limpeza e a capina do espaço, assim como a manutenção da rede de esgoto para a Copasa. Os processos burocráticos atrasaram o cronograma em cerca de dois meses. Apesar do contratempo, a colaboração dos moradores para a construção da nova galeria de arte urbana de Contagem foi surpreendente. O senhor Marcos Bezerra, morador do bairro JK há 51 anos, além de pintar o muro da própria residência e disponibilizá-lo para o projeto, ainda ofereceu a garagem para que a equipe pudesse guardar o equipamento.

“O apoio da população ao projeto Nubeco é sempre positivo, e isso nos alegra bastante. Desta vez, o local escolhido é uma das mais importantes passagens de pedestres da região, pois liga a estação do metrô no Eldorado à Cidade Industrial. Não tenho dúvidas de que essa galeria vai chamar atenção e será um diferencial na cidade de Contagem”, conta Rafael Aquino, um dos fundadores da Associação Move Cultura.

Ao todo, sete artistas urbanos foram selecionados – Maizena, World, New School Crew, Wera, Anjo, Celo e Led – para a mais nova etapa do projeto NuBeco, que contará com quatro painéis temáticos. Assim como nas edições anteriores, eles terão total liberdade para desenvolverem seus trabalhos. A previsão é a de que todo o processo seja finalizado no dia 3 de setembro, inclusive, para celebrar o aniversário da cidade, no dia 30 de agosto. “A construção deste circuito é coletiva. Os artistas selecionados, além de terem um painel em branco para criar, ainda entrarão para a história da cidade, já que o NuBeco é uma ação singular de arte urbana em nosso município”, frisa Jefferson Candido, atual presidente da Associação Move Cultura. 

História
O projeto Nubeco teve início entre 2012 e 2013, com ações e mutirões de revitalização e ocupação cultural em becos de Contagem. Já em 2019, três becos do bairro Eldorado foram grafitados, criando assim um circuito de arte urbana na cidade metropolitana. Os espaços ainda ganharam placas de identificação, uma vez que há uma lei de 1995 que nomeia cada uma dessas passagens, que foram marginalizadas com o passar do tempo. 

O projeto NuBeco visa criar um circuito ainda maior, com a revitalização, pintura e ocupação de 20 becos, todos localizados entre os bairros Eldorado e JK. A região conta, segundo dados da prefeitura, com 82 vielas, sendo que 44 delas possuem nome próprio.

A ideia da Associação Move Cultura é ter em Contagem um circuito de arte urbana nos moldes dos que podem ser vistos em São Paulo, Valparaíso e Nova York. Além de resgatar parte da ideia do arquiteto carioca Sérgio Bernardes, responsável pelo desenho do bairro Eldorado, em que os becos são passagens rápidas para os pedestres, possibilitando que os mesmo circulem por todo o bairro com um gasto menor de tempo.

SERVIÇO:
Projeto NuBeco
Graffiti: de 9 de agosto a 3 de setembro
Entre a rua dos Jequitibás e a avenida Babita Camargos

BECOS PRONTOS:
Travessa de acesso à escola Helena Guerra, na avenida João César de Oliveira, entre os números 2.415 e 2.477.
– Travessa das Begônias: avenida José Faria da Rocha, entre os números 5.478 e 5.492, e rua Monsenhor Bicalho, entre 546 e 550.
– Travessa Bem-Me-Quer: rua Monsenhor Bicalho, entre os números 312 e 328, com avenida José Faria da Rocha, entre 6.042 e 6.068.

Ultimos posts