Move Cultura

Dê um Rolê em Contagem: inscrições para seminário, oficinas e cicloexpedição

O projeto “Dê um Rolê em Contagem”, consiste num conjunto de atividades que visam promover a ampliação do uso de bicicletas para locomoção na cidade. A ação, integra o Edital Bike Educação do Banco Itaú de apoio a projetos educativos para mobilidade urbana por meio da bicicleta. Fazem parte do projeto a oficina Aprendendo a Pedalar, as Oficinas de Mecânica Básica, o Seminário Bici Contagem e Cicloexpedições pelo município.

O Seminário Bici Contagem (online), será realizado em três encontros: dias 20, 22 e 27 de setembro, sempre de forma virtual e à noite, das 18:45 às 21:00. Todos os encontros estão abertos à participação de pessoas interessadas no tema.

Na programação da segunda-feira, dia 20 de setembro, haverá uma introdução aos conceitos sobre a Política da Bicicleta, na quarta-feira, 22 de setembro, haverá um debate sobre propostas para promover o uso da bicicleta em Contagem e no último dia, segunda-feira 27 de setembro, uma oficina de possibilidades de atuação da sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20 de setembro (segunda-feira): A bicicleta e a cidades

  • introdução aos conceitos sobre a política da bicicleta
  • Por que promover a bicicleta (E por que você quer promover em Contagem?)

Dia 22 de setembro (quarta-feira). Propostas para promover o uso da bicicleta em Contagem

  • Ações para bicicleta em Contagem
  • Inspirações para atuação em Contagem

Dia 27 de setembro (segunda-feira). Oficina de possibilidades de atuação da sociedade civil na promoção da bicicleta em Contagem

  • Mais inspirações para atuação em Contagem
  • Desenvolvimento de planos de atuação

Inscrições aqui: https://bit.ly/SeminarioBiciContagem

No dia 19 de setembro, acontecem as Oficinas Aprendendo a Pedalar e a Oficina de Mecânica Básica para Bicicletas.

Inscrições aqui: https://bit.ly/AprendendoaPedalareMecanicaBasica

No dia 26 de setembro, acontece a primeira Cicloexpedição Contagem, com o tema Pedalada pelo Patrimônio Cultural. As cicloexpedições vão incentivar as pessoas a conhecer Contagem pedalando pelas bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental e do patrimônio cultural. 

Roteiro da clicoexpedição:

8h Concentração: Pracinha do posto de saúde Unidade XVI, Centro de Contagem

9h Saída: Comunidade dos Arturos, Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, Matriz de São Gonçalo, Espaço Popular, Centro Cultural, Parque Gentil Diniz, Coletivo Boi Rosado, Casa de Cacos, Capela Imaculada Conceição, Estação Bernardo Monteiro

12h Chegada: Parque Fernão Dias

Inscrições aqui: https://bit.ly/CicloExpedicaoContagem1

Ultimos posts