Move Cultura

Curso Do Hábil Idade É Muito Mais Do Que Um Passa Tempo

“Foram feitas mais de 30 produções, dentre quadros, armações e bonequinhas. Alguns alunos faziam para vender, mas outros para presentear netos e familiares”. Esse é um breve resumo, segundo a educadora Rogéria Belarmino, do curso de artesanato do projeto Hábil Idade. Entre maio e setembro de 2022, a iniciativa da Move Cultura ensinou, por exemplo, decoupagem em caixas, montagem de mosaicos e também pintura em tecidos. “Foi muito gratificante, porque o retorno que os alunos traziam sobre o afeto, a relação com os familiares e as trocas de sabedoria durante as oficinas, me enriqueceu bastante. Sinto que eles se sentiram mais pertencentes ao espaço e percebi que o ambiente fez muito bem para todos eles”, completa Rogéria.

A prova de que o ambiente realmente fez muito bem para a turma já na idade longeva está nas palavras de Maria Antônia, de 69 anos. A aposentada conta que, além de ter feito amizades e melhorado a coordenação motora durante o curso, as técnicas que aprendeu tem ajudado a fazer uma renda extra. “Abri um perfil de vendas no Instagram. E, com os itens que aprendi no artesanato, estou realizando pequenas vendas, ainda no local onde moro, por causa da pandemia”, explicou a empreendedora.

Aluna do Hábil Idade, que ofereceu outros cursos na segunda edição do projeto, como o de teatro, Maria Antônia relata que fundou a lojinha online em 2021 e que conta com ajuda das filhas, responsáveis pela página nas redes sociais. A aposentada ainda diz que pretende expandir o empreendimento. “Elas cuidam da parte da comunicação e, com tudo o que aprendi na oficina, vou melhorar meus produtos para poder vender mais. Quem sabe um dia, eu vou abrir uma loja física”, revelou ela um dos seus sonhos.

Já Anadir de Souza, de 73 anos, viu no curso de artesanato do projeto Hábil Idade uma oportunidade de terapia ocupacional. “O projeto é perto da minha casa, e aprendi muitas coisas na oficina, mas não para vender, e sim para me divertir mesmo. Me sinto bem lá, o convívio é muito bom, e a professora é muito carinhosa com todos”, contou ela.

Em sua segunda edição, o Hábil Idade ofertou, além do curso de artesanato e de teatro, aulas de inclusão digital e de violão. O projeto, neste período, contou com os patrocínios das empresas Tambasa Atacadista e do Atacadão, além do apoio do Conselho Municipal do Idoso de Contagem. Rafael Aquino, coordenador de projetos da Move Cultura, adianta que a terceira edição da iniciativa já está sendo elaborada.

Ultimos posts