Move Cultura

PROJETO HÁBIL IDADE RETORNA COM CURSOS DE ARTES PLÁSTICAS, ARTESANATO, VIOLÃO E TEATRO, ALÉM DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS

Inscrições já estão abertas, e atividades terão início no dia 8 de novembro

O projeto Hábil Idade, realizado pela Associação Move Cultura, localizada no bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, está de volta. A proposta, que teve início no primeiro semestre de 2019, retorna, agora, com os cursos de Artes Plásticas, Artesanato, Violão e Teatro, além de Inclusão Digital para idosos a partir dos 60 anos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente entre 20 de outubro e 3 de novembro, no site da instituição (www.movecultura.org.br). As aulas terão início no dia 8 de novembro.

Após o período mais caótico da pandemia, em que a Associação Move Cultura teve que adaptar as ações para o formato digital, o Hábil Idade terá formato híbrido. Haverá ações remotas, mas boa parte das atividades serão realizadas na sede da instituição, na rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado. Segundo o Jefferson Ramos, Presidente da Associação Move Cultura, a proposta tem como objetivo valorizar as potencialidades e as habilidades das pessoas idosas. “Ao longo de um ano, assim como aconteceu na primeira edição, os nossos professores vão mostrar novos horizontes para os idosos de Contagem. Nos cursos ofertados, que são totalmente gratuitos, o pessoal poderá desenvolver novas aptidões, realizar sonhos e ainda aprimorar os dons que possuem”, explica ele, destacando que o Hábil Idade é um suspiro para quem tanto contribuiu para a construção da sociedade.

O projeto Hábil Idade conta com o patrocínio do Atacadão, que é um dos grandes e mais importantes parceiros da Move Cultura. O Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas, e está presente em mais de 160 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 60 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 240 unidades de autosserviço e mais de 30 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado. “A iniciativa da Move Cultura ganha ainda mais força com a presença do Atacadão, que neste próximo ano será o grande aliado do Hábil Idade”, destaca Jefferson Ramos.

Na primeira edição, o projeto Hábil Idade atendeu mais de 300 idosos da cidade de Contagem e se consagrou como a maior ação de inclusão cultural e tecnológica já realizada na região metropolitana de Belo Horizonte voltada para o público da melhor idade. “A população brasileira vem envelhecendo nos últimos anos acima da média mundial, e identificamos poucos projetos que atendem o perfil do idoso da atualidade. Os comportamentos mudaram, e hoje o idoso está com a vida mais ativa, por exemplo, no mercado de trabalho”, explica Jefferson Ramos.

O crescente número de idosos na sociedade brasileira é comprovado pelo IBGE. Em um balanço divulgado em 2018, constatou-se que o país ganhou 4,8 milhões de idosos entre 2012 e 2017, o que representa um crescimento de 18% nos últimos cinco anos. A grande diferença dos tempos atuais é que as pessoas com mais de 60 anos estão inseridas em um planeta mais globalizado, tecnológico e com recursos para uma vida melhor.

SERVIÇO
Projeto Hábil Idade
Inscrições?
De 20/10 a 3/11
Oficinas Híbridas: Online e na Associação Move Cultura (Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado – Contagem)
Mais detalhes: (31) 2557-6007 (sede Move Cultura) ou (31) 98741-9539 (assessor Felipe Pedrosa).

\"\"

CONHEÇA AS OFICINAS

Oficina de Inclusão Digital
Nesta capacitação, os idosos poderão participar de atividades práticas para compreender melhor a utilização de Notebooks e Celulares. O objetivo é familiarizar as pessoas idosas com seus próprios dispositivos, apresentando desde conceitos básicos até aplicativos que podem ser úteis no dia a dia, e também estimular o acesso daqueles que ainda não têm a oportunidade de utilizar estes aparelhos. No curso, o participante aprenderá a realizar chamadas telefônicas, utilizar as ferramentas dos aplicativos, criar e gerenciar contatos, alarmes diários, tirar fotos e fazer vídeos, enviar e-mails e até navegar nas redes sociais. A Associação Move Cultura vai disponibilizar notebooks e smartphones. 

Oficina de Artes Plásticas
A atividade contará, primeiramente, com a confecção do caderno do artista de forma individual. A partir desta ação, será realizada a introdução à história das Artes Plásticas e, na sequência, a introdução ao conteúdo programático da técnica do desenho. Os participantes conhecerão materiais essenciais para a prática com lápis e grafite. Perspectiva tonal, linear, luz, sombra e planejamento estão no cronograma das aulas. A oficina abordará ainda pintura em tela e cerâmica.

Oficina de Artesanato
O curso contará com rodas de conversa para que os participantes expressem suas expectativas. A primeira atividade realizada será o mosaico, pois os participantes terão um trabalho de coordenação motora fina. A segunda, será a decoupage em caixas. E, por fim, a pintura em tecido. O conjunto das oficinas traz a experimentação do artesanato por meio da exploração de diferentes tipos de materiais, isso se torna fator importante para se trabalhar as capacidades cognitivas e motoras.

Oficina de Violão
A oficina de violão vai trabalhar todas as potencialidades do instrumento. De forma gradual, serão desenvolvidas habilidades gerais e específicas relacionadas à musicalidade com o foco na execução musical com o violão. O curso buscará apresentar uma diversidade de estilos musicais e suas interações para que cada aluno possa ser direcionado àquele com que mais se identificar. Em seguida, eles entenderão o que é tempo, ritmo, música e melodia. Serão mostradas as formas de escrita musical tais como: partituras, cifras e tablaturas.

Oficina de Teatro

Durante a formação serão realizados jogos teatrais, dessa forma, os participantes estarão trabalhando habilidades corporais e cognitivas através dos processos de evolução. Serão aplicados exercícios de desinibição, vocais, corporais e de criatividade. Haverá exercícios com ou sem objetos cênicos ou de referência como cenários, figurinos, livros e textos. A proposta é que seja um curso lúdico, de forma que os idosos trabalhem todos os processos de forma leve e descontraída. Ao final, será realizada a gravação de uma peça em formato de curta-metragem.

Ultimos posts