Os alunos do 8° e 9° ano da Escola Estadual Vasco Pinto da Fonseca, localizada no bairro Eldorado, em Contagem (MG), participaram, durante quatro dias, da oficina de graffiti ministrada pela arte educadora Gilmara Oliveira e pelo artista Guilherme Maizena, que é responsável pela concepção do Beco do Samba, que é mais uma ação do projeto NuBeco, idealizado pela Move Cultura.
O beco, localizado na rua das Acácias, altura do número 330, está no entorno da escola, por isso os alunos foram convidados para conhecer o conceito da arte urbana, aprender mais sobre a história do graffiti, assim como sobre o Nubeco, ação que é realizada desde 2012, em Contagem, e que já revitalizou cerca de oito vielas da região. Os adolescentes deixaram a marca deles no muro.
Clique aqui para conferir uma galeria de fotos da iniciativa.
![](https://movecultura.org.br/wp-content/uploads/2022/07/nubeco-oficina-1-1024x547.png)
A ação, finalizada em maio, foi a contrapartida social ao Edital Movimenta Cultura 2021, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, da Prefeitura de Contagem. Com o aporte do edital, a Move Cultura realizou o Beco do Samba, que homenageia grandes nomes do samba, como Martinho da Vila, Beth Carvalho e Letícia Reis, grande voz de Contagem.
Para a Move Cultura, incluir os alunos no projeto foi muito importante, pois a maioria utilizam os becos no dia a dia, inclusive para ir à escola. “Mais do que mudar o espaço, as nossas ações mudam visões, promovem conexões e intercâmbios únicos”, diz Rafael Aquino, que lembro com orgulho do ano de 2012, quando o NuBeco começou. “Fizemos àquela ação na tora, e hoje colhemos os frutos”, diz.
Confira aqui o Beco do Samba: