“É uma alegria imensa ver estas obras ganhando espaço”. É assim que Rafael Aquino, um dos fundadores da Move Cultura, ressume o sentimento de ter dois filmes idealizados e produzidos pela associação na II Mostra Cine Periférico, um projeto realizado pela Noite de Cinema e com a curadoria da Abdução Filmes. “Esse projeto, o Noite de Cinema, tem levado cinema, curtas, médias e longas, para áreas que não tem uma sala de cinema”, diz o cientista social, defendendo que a arte tem, sim, de ser levada até o povo.
Os curtas da Move, “A História de Contagem” e “Vidas do Rosário”, vão integrar a primeira noite da II Mostra Cine Periférico, que vai acontecer na Comunidade dos Arturos, localizada em Contagem (MG), nesta segunda, dia 29/08. A exibição dos filmes vai acontecer às 19h, mas antes, a partir das 17h, haverá uma roda de conversa sobre os trabalhos. A programação da noite ainda contará com o web documentário “Oca Ilê – Mulheres Negras e indígenas” (2022) e com o documentário “Bênção” (2012). Já o segundo dia da mostra vai ser realizado no Campo do Ressaca, na terça-feira, dia 30/08, também a partir das 17h. Ambos com a entrada franca.
Saiba mais sobre os curtas da Move Cultura:
🎥 “A História de Contagem”: curta-metragem lançado em 2020 e que integra a série “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de uma Cidade”. A obra resgata a história da cidade metropolitana de Belo Horizonte.
🎥 “Vidas do Rosário”: curta-metragem de ficção gravado em 2022 e que vai integrar a série “Herança Africana em Minas Gerais”. O filme resgata a história de Arthur Camilo, fundador da Comunidade dos Arturos, por meio de uma narrativa ficcional. (Saiba mais sobre este filme clicando aqui)
📍 A sessão desta segunda-feira (30/08) será na Comunidade dos Arturos (rua Capelinha, 50, Jardim Vera Cruz), em Contagem.
Veja o primeiro episódio da série “Contagem do Tempo”: