Move Cultura

Move realiza filme de ficção com a Comunidade dos Arturos

A Associação Move Cultura, após a elogiada série “Contagem do Tempo”, disponível no YouTube e que lançou luz no patrimônio material e imaterial de Contagem (MG), finalizou um novo projeto cinematográfico. O curta-metragem “Vidas do Rosário”, que integra a série “Herança Africana em Minas Gerais”, sob a direção de Marcelo Lin, foi gravado na tradicional Comunidade dos Arturos, traz à tona um debate acerca do progresso das grandes cidades e ainda registra a memória oral da comunidade de origem quilombola que resiste na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Patrocinado pelo Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Contagem, o primeiro episódio da série “Herança Africana em Minas Gerais” tem como protagonista a adolescente Dandara, que, além de enfrentar o racismo estrutural na escola, tem refletido acerca do progresso, palavra que em todo e qualquer dicionário significa “evolução, avanço, melhorias”. Para ela, no entanto, o progresso tem engolido a história da Comunidade dos Arturos, assim como tentado enterrar os desejos de quem ali reside. Em meio a esses pensamentos, a jovem encontra um ancestral, que remonta a história de Arthur Camilo, fundador da comunidade, e a ajuda a olhar para o futuro com um olhar de resistência e luta.

“Eu tinha essa vontade de fazer um filme de ficção com a Comunidade dos Arturos, porque a Comunidade, durante muito tempo, contou suas histórias por meio de documentários. Se você pesquisar no YouTube, você vai encontrar mais de 30 documentários sobre eles”, explica Marcelo Lin, diretor mineiro que acaba de ser premiado no Festival de Gramado por conta do curta-metragem “Serrão”, gravado em Belo Horizonte. O diretor conta que conheceu a Comunidade em 2003 e que, desde então, nutria o desejo de realizar um trabalho com a resistência quilombola de Contagem. “Lá sempre foi um lugar que atraia minha atenção”, completa o cineasta. 

O processo de gravação do curta “Vidas do Rosário” envolveu toda a Comunidade dos Arturos, uma vez que o elenco do filme foi formado por moradores locais. “Eu venho de uma experiência de fazer filmes com não atores, em comunidades e recriando as história, colocando narrativa de invenção dentro das histórias individuais de cada um”, explica Marcelo Lin. Além de registrar a história oral dos Arturos por meio da juventude e focando também em um público adolescente, a Move Cultura possibilitou que os moradores da Comunidade tivessem contato com a produção de um filme de ficção, mas baseado em fatos reais.

Exibição. Como contrapartida social, uma vez que o curta foi financiado pelo Edital Movimenta Cultura, o filme “Vidas do Rosário” terá uma sessão aberta e gratuita. Ela vai acontecer no dia 29/08, às 19h, na Comunidade dos Arturos (Rua da Capelinha, 50, Jardim Vera Cruz). Antes da exibição do filme, a partir das 17h, vai acontecer a abertura oficial do evento e uma mesa de debate. A sessão integra a 2ª Mostra Cine Periférico, que é realizada pelo Coletivo Noite de Cinema com a curadoria da Abdução Filmes.


Sessão do filme “Vidas do Rosário”
Dia 29/08, às 19h
Entrada gratuita

Ultimos posts