As atividades do projeto “Valorização das Pessoas Idosas por Meio da Inclusão Digital, Cultura e Promoção da Saúde”, parte integrante do programa Hábil Idade, que foi criado em 2019 pela Associação Move Cultura, já estão em pleno andamento. Na terceira semana de janeiro de 2024, os idosos começaram a participar ativamente das oficinas gratuitas de “Educação Financeira” e “Empreendedorismo”.
Com o propósito de capacitar pessoas com mais de 60 anos para uma gestão financeira consciente e promover o empreendedorismo na terceira idade, as aulas ministradas pelas professoras Ana Teles e Bell Gonçalves foram envolventes, explicativas e altamente práticas. A intenção é que, ao término de cada encontro, os participantes possam aplicar imediatamente os conhecimentos adquiridos nessas disciplinas.
Segundo Rafael Aquino, a oficina de “Educação Financeira” foi concebida em resposta aos preocupantes dados sobre o endividamento de idosos, especialmente decorrente de empréstimos com taxas de juros elevadas. “As orientações nessa disciplina visam auxiliar os idosos a tomarem decisões mais conscientes sobre o consumo, ampliando seu entendimento sobre direitos e medidas de proteção”, destacou o coordenador do projeto.
Além de promover a consciência econômica no cotidiano dos idosos, o projeto “Valorização das Pessoas Idosas por Meio da Inclusão Digital, Cultura e Promoção da Saúde” busca fomentar o empreendedorismo na terceira idade, apresentando-o como uma alternativa viável para uma vida mais ativa e como uma fonte de renda adicional. “Ao longo do curso, cada aluno será incentivado a desenvolver um plano de organização financeira pessoal e um plano de negócios”, antecipou Aquino.
EDIÇÃO 2024
A temporada de atividades do projeto “Valorização das Pessoas Idosas” teve início em 15 de janeiro na Casa Criativa, sede da Move Cultura, no bairro Eldorado, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Além dos cursos de “Educação Financeira” e “Empreendedorismo”, são oferecidas oficinas de teatro, hidroginástica, artesanato, inclusão digital e violão, que é uma das ofertas mais procuradas desde 2022.
O projeto “Valorização das Pessoas Idosas por Meio da Inclusão Digital, Cultura e Promoção da Saúde” é viabilizado pelo patrocínio da Ambev, Banco Mercantil, BrasilPrev, BDMG e Drogarias Pacheco, com o apoio da Prefeitura de Contagem e do Governo de Minas Gerais. Juntos, trabalhamos pela valorização e bem-estar da terceira idade. Acompanhe o desenrolar dessas ações em nossas redes sociais. Siga-nos em @movecultura.