Move Cultura

Curso de educação financeira para idosos desperta a consciência

Os vários cursos do projeto “Valorização das Pessoas Idosas por Meio da Inclusão Digital, Cultura e Promoção da Saúde” estão impactando positivamente a população da terceira idade em Contagem, na região metropolitana de BH. Prova disso é que a oficina de Educação Financeira para Idosos, que integra o programa Hábil Idade, existente desde 2019, tem despertado a consciência no público 60+.

➡️ Algumas das atividades deste projeto, inclusive, estão com vagas abertas!

Sob a orientação da professora Ana Telles, a oficina de Educação Financeira acontece às quintas e quartas-feiras no Espaço Bem Viver, assim como na sede da Move Cultura, ambos em Contagem. Os encontros visam capacitar os idosos para uma melhor compreensão e gestão de suas finanças pessoais. Com um total de 10 aulas, a educadora destaca a importância fundamental deste curso para os idosos:

“Nossos objetivos são: proporcionar aos participantes conhecimentos que lhes permitam mais independência e orientá-los sobre a realidade ao redor. Os idosos são muitos coagidos a adquirirem seguros, consórcios, empréstimos e isso vem, muitas vezes, de seus familiares. Então, queremos propiciar mais autonomia, senso de responsabilidade e segurança.”

Ana Telles, professora do Hábil Idade

Quanto à metodologia de ensino aplicada, a professora destaca que as aulas são dinâmicas e participativas, buscando sempre adaptar o conteúdo às necessidades e realidades dos alunos.

“Utilizamos recursos visuais, exemplos práticos e abordagem individual para garantir um aprendizado efetivo e enriquecedor. Tudo é feito pelo celular deles mesmos. Foi criado um banco digital para cada um e por lá brincamos com o dinheiro, é bem na prática. Estou ensinando eles desde a fazerem um PIX, a pagar um Uber pelo aplicativo e como se livrar de tentativas de golpes.”

Ana Telles, professora do Hábil Idade

A professora também acrescenta que “prover independência para as pessoas já é um grande feito, mas oferecer esse ensino para uma população exposta é mais do que devolver a dignidade”.

“O curso não ensina somente o relacionamento com o dinheiro, mas também como as pessoas, os idosos, muitas das vezes, tem condições de se manterem, mas o principal problema é que seus familiares não tem o próprio controle financeiro e acabam pegando o dinheiro deles.”

Ana Telles, professora do Hábil Idade

EDIÇÃO 2024 COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA IDOSOS

O projeto “Valorização das Pessoas Idosas por Meio da Inclusão Digital, Cultura e Promoção da Saúde”, que teve início em fevereiro de 2024 e que segue com as inscrições abertas, tem sido fundamental para a comunidade idosa de Contagem. Além do curso de educação financeira, a ação vinculada ao Hábil Idade oferece atividades que contribuem para uma vida mais plena e ativa, como:

  • Teatro
  • Hidroginástica
  • Artesanato
  • Inclusão Digital
  • Violão
Aula de teatro faz parte do projeto que oferece educação financeira para idosos

PRÓXIMOS PASSOS DO PROJETO

Com o sucesso do curso de Educação Financeira, o próximo passo do projeto será a implementação da oficina de Empreendedorismo, demonstrando o compromisso contínuo da Move Cultura em promover o bem-estar e o desenvolvimento integral do público 60+.

O projeto “Valorização das Pessoas Idosas” teve início em 15 de janeiro, na Casa Criativa, a sede da Move Cultura, no bairro Eldorado, em Contagem, e conta com o patrocínio da Ambev, Banco Mercantil, BrasilPrev, BDMG e Drogarias Pacheco. A Prefeitura de Contagem e o Governo de Minas Gerais apoiam a iniciativa. Desde que foi criado, o Hábil Idade já impactou mais de 500 famílias.

Ultimos posts