Move Cultura

AQUILOMBAR CAPACITA AFROEMPREENDEDORES COM APOIO DA BRAZILFOUNDATION

Dados da 7ª pesquisa “Mulheres Empreendedoras e Seus Negócios”, realizada pelo Instituto Rede Mulheres Empreendedoras e publicada em 2022, mostram que 60% das empreendedoras brasileiras são mulheres negras e que 46% delas começaram a empreender por necessidade. No pulsante tecido social que forma a Região Metropolitana de BH, o projeto “Aquilombar: Fortalecimento da Rede Afroempreendedora” é um farol de oportunidade e fortalecimento para os afroempreendedores.

Afroempreendedores se encontram no Aquilombar

Realizado com o apoio da BrazilFoundation, por meio do Fundo de Empreendedorismo Negro, o projeto idealizado pela Move Cultura visa capacitar e fortalecer, por meio de três formações, os negócios locais e as ideias de quem sonha em empreender. A vida dos participantes e das participantes também é transformada após as atividades:

  • Antirracismo
  • Técnica em Gestão
  • Inglês para Negócios

Iniciado em setembro de 2023, o projeto, que também está sendo realizado com moradores da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro,  é 100% online. No entanto, no dia 9 de março de 2024, foi realizado o primeiro encontro presencial do Aquilombar com os participantes da região metropolitana de BH. O evento aconteceu na Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado), das 14h às 17h. Confira:

Em um ambiente acolhedor, em que a construção de uma sociedade mais igualitária é o norte, a turma trocou experiências e contatos, falou sobre os próprios negócios e ainda conferiu uma palestra de Dandara Elias, do projeto “Todo Black É Power”. O coordenador do Aquilombar, Fred Mendes, esteve presente no evento e pode participar da troca de conhecimentos.

“A grande proposta do Aquilombar é poder construir uma alternativa de formação empreendedora que faz junto, que faz uma lógica contrária à lógica do capital, a lógica da exploração e que é trabalhada da forma que nossos ancestrais faziam, desde o tempo em eles eram explorados, construindo redes de apoio, redes mútuas, para gerarem negócios transformadores.”

Fred Mendes, coordenador do Aquilombar
Afroempreendedores se encontram no Aquilombar

De acordo com Fred, no município de Contagem, assim como nas demais cidades metropolitanas, o Aquilombar é uma verdadeira fonte de empoderamento.  “Contagem ainda é muito carente de formação empreendedora, e a população negra é, especialmente, refém da falta de oferta dessa formação”, pontua ela, completando o seguinte:

“Com isso, os empreendimentos que são comandados por homens e mulheres negras ficam em desvantagens por não terem os saberes técnicos. E, muitas vezes, por não terem esses saberes técnicos, as pessoas não tem uma perspectiva solidária dos negócios.”

Fred Mendes, coordenador do Aquilombar

AFROEMPREENDEDORES DA BAIXADA

O segundo encontro do projeto Aquilombar, que proporciona oportunidades de crescimento e fortalecimento para afroempreendedores, aconteceu no dia 16 de março, entre às 14h e às 17h, no Mercado Casarão, na Baixada Fluminense. No Rio de Janeiro, o projeto contou com a presença de Dida Nascimento, da Dida Bar e Restaurantes.

“Os encontros presenciais são momentos para o fortalecimento de vínculos. Quando pensamos em Aquilombar, pensamos em nos conectar e afroconfluir por meio de dinâmicas presenciais.”

Fred Mendes, coordenador do Aquilombar

FORMAÇÕES PARA AFROEMPREENDEDORES

1. Formação Antirracista: reconhecendo a importância da conscientização e da luta contra o racismo, a formação visa empoderar os participantes, capacitando-os a identificar, enfrentar e combater o racismo em todas as suas formas.

2. Formação Técnica em Gestão: compreendendo a relevância da gestão eficaz para o sucesso de empreendimentos, a formação oferece aos participantes habilidades práticas e teóricas em áreas como planejamento estratégico, gestão financeira e marketing.

3. Inglês para Negócios: fortalecendo a importância da comunicação eficaz em um mundo globalizado, a formação capacita os participantes a dominar o idioma inglês, fornecendo-lhes as habilidades linguísticas necessárias para se comunicarem de forma competente.


Afroempreendedores se encontram no Aquilombar

SOBRE A BRAZILFOUNDATION

Apoiadora do “Aquilombar: Fortalecimento da Rede Afroempreendedora”, por meio do Fundo de Empreendedorismo Negro, a Brazil Foundation é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos, por meio de eventos filantrópicos, para investir em ações que transformam o Brasil. Fundada em 2000, a entidade conecta líderes e organizações da sociedade civil com uma rede global de apoio que promove equidade, justiça socioambiental e oportunidades no país.

Ultimos posts