Move Cultura

Dê um Rolê: aprender a andar de bicicleta nunca foi tão fácil

Acessível para todos e todas que sonham em aprender a andar de bicicleta, o projeto Dê um Rolê, iniciativa de mobilidade urbana da Move Cultura, vai retornar com suas clássicas oficinas — “Aprendendo a Pedalar” e “Mecânica Básica para Bicicletas” — nos dias 18 e 19 de maio, entre 9h e 12h, com entrada gratuita. Confira os locais:

  • Complexo Esportivo Ricardo Medioli (Betim)
  • Parque Ecológico do Eldorado (Contagem)

A iniciativa sem fins lucrativos ensina a população a pedalar, orienta os novos ciclistas quanto aos pequenos ajustes no veículo de duas rodas e ainda tem a missão de incentivar o uso das bicicletas como meio de locomoção nos centros urbanos, potencializando assim o esporte e o lazer. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.

Faça sua inscrição clicando aqui!

“Aprender a pedalar foi uma das melhores coisas que eu fiz na vida. Eu sempre quis andar de bike, era um sonho de muito tempo, mas não conseguia encontrar algum professor que me acompanhasse e não conseguia aprender sozinha”, revela Thaís Chisnado, de 38 anos, que aprendeu a andar de bicicleta no Dê um Rolê. Ela, a propósito, participou das oficinas gratuitas em Betim.

“Na primeira aula, eu consegui dar as minhas pedaladas. Nunca pensei que fosse conseguir tão rápido. Andar de bicicleta será mais uma atividade física que quero inserir na minha rotina. O contato com a natureza e a sensação de liberdade irão melhorar minha qualidade de vida.”

Thaís Chisnado, aluna do Dê um Rolê

Desde que foi criado, o projeto Dê um Rolê já ensinou dezenas e mais dezenas de pessoas a andarem de bicicleta. Após um hiato, a iniciativa retornou em fevereiro de 2024 e seguirá até novembro deste ano. Confira as próximas datas:

  • MAIO: 18 e 19
  • JUNHO: 8 e 9
  • JULHO: 13 e 14 
  • AGOSTO: 17 e 18
  • SETEMBRO: 14 e 15
  • OUTUBRO: 12 e 13
  • NOVEMBRO: 9 e 10

Quer aprender a andar de bicicleta?

Na oficina “Aprendendo a Pedalar”, é oferecido uma mentoria de segurança e abordado os direitos e os deveres do ciclista, assim como pontuado os benefícios para a saúde, como a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar físico e mental. “O maior desafio para o instrutor é criar um ambiente seguro e confiável, desenvolvendo uma relação com o aluno para que ele possa se desafiar e desfrutar da aula. A gente acredita e foca muita atenção na acolhida, buscando entender qual é a história do aluno com a bicicleta”, destaca o coordenador do projeto e trilheiro Brunner Lucas.

Depois que aprende a andar de bicicleta, o aluno do Dê um Rolê precisa ter autonomia. É por isso que a Move Cultura oferece ainda a oficina “Mecânica Básica para Bicicletas”. “Essa modalidade é pensada para os alunos e alunas que iniciaram o aprendizado conosco. Em nosso curso, não formamos profissionais que vão trabalhar com manutenção de bicicletas, mas ciclistas conscientes”, explica Brunner.

“Apresentamos a bicicleta e mostramos quais são os devidos cuidados, quais são as partes que requerem uma maior atenção, como lavar a bike corretamente, como checar e saber se a bicicleta consegue fazer uma pedalada mais longa e quando se deve levá-la a um profissional.”

Brunner Lucas, coordenador do projeto

De acordo com o Censo 2022, cerca de 5 milhões de pessoas habitam nas 34 cidades que formam a Região Metropolitana de BH. E esses municípios, incluindo Contagem e Betim, enfrentam desafios enormes de mobilidade urbana.

“Estamos em um momento em que as pessoas têm a necessidade de ampliar as opções de transporte e, ao mesmo tempo, buscam adotar hábitos mais saudáveis dentro da própria cidade. E andar de bicicleta proporciona tudo isso. Nesse sentido, o projeto proporciona essa inclusão e oferece possibilidades para as pessoas que desejam incorporar o ato de andar de bicicleta no seu dia a dia”, reflete Rafael Aquino, cientista social e diretor executivo da Move Cultura.

Na pista desde 2019, quando realizou um seminário na cidade de Contagem, o projeto Dê um Rolê, que ampliou as ações para Betim em fevereiro de 2024, vai além de uma “simples” oficina para ensinar a população a andar de bicicleta. O projeto tem como missão fomentar o pensamento crítico, mostrando que a bike é mais do que uma alternativa.

“Andar de bicicleta é a melhor forma de explorar e vivenciar a cidade e é, comprovadamente, um meio de transporte limpo e sustentável. Porém, para garantir a segurança dos ciclistas, a infraestrutura das grandes e médias cidades ainda precisa melhorar muito, porque o desenho urbano da maioria delas foi definido para priorizar os carros.”

Rafael Aquino, cientista social e diretor executivo da Move Cultura

PROJETO POTENCIALIZADO

Patrocinado pela CNH Industrial e Minasligas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto de mobilidade Dê um Rolê conta, nesta temporada, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Contagem e também com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Betim. As duas prefeituras, a propósito, têm dado suporte para a iniciativa.

O retorno do projeto Dê um Rolê aconteceu em fevereiro de 2024, logo após o carnaval, e o projeto seguirá até novembro, totalizando 10 edições da oficina “Aprendendo a Pedalar” e 10 edições da oficinas de “Mecânica Básica”, tanto em Betim quanto em Contagem.

Ainda estão previstas duas edições da ciclo expedição do Dê um Rolê nos territórios sede da iniciativa. Essas ações, inclusive, incentivam o público a conhecer as próprias cidades por meio do pedal, traçando assim uma rota que contempla as bacias hidrográficas, as áreas de proteção ambiental e o patrimônio cultural dos municípios.

Dê um Rolê – Betim
📍 Complexo Esportivo Ricardo Medioli (rua Dulce Brandão, 52, Jardim Teresópolis)
📅 18/05, às 9h – Gratuito (faça sua inscrição)

Dê um Rolê – Contagem
📍 Parque Ecológico (rua Paineiras, 1722, Eldorado – Contagem)
📅 19/05, às 9h – Gratuito (faça sua inscrição)

Aluno do projeto Dê um Rolê aprender a pedalar

Ultimos posts