A cerimônia de entrega dos certificados dos cursos do projeto “A Tecnologia Move o Futuro”, iniciativa integrante da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), aconteceu no dia 28 de outubro, na Casa Criativa, a sede da Move Cultura, que fica no bairro Eldorado, em Contagem. O evento reuniu alunos, professores e familiares. Todos os participantes com 75% de aproveitamento nos cursos receberam um certificado.
Com a missão de aproximar os adolescentes do universo tecnológico de maneira ativa e crítica, o projeto “A Tecnologia Move o Futuro” ofereceu os cursos de Ferramentas Digitais, Produção de Música Eletrônica, Marketing Digital, Desenvolvimento de Games e Robótica. As atividades foram destinadas para estudantes da rede pública com idades entre 13 e 17 anos.
“A proposta do projeto é a de proporcionar um processo de experimentação para que os jovens, imersos no cotidiano digital, passem a acessar as tecnologias com um olhar crítico. É uma geração que já nasceu na tecnologia, mas que precisa aprender a usá-la de maneira mais consciente, pensando no mercado de trabalho e nas transformações da sociedade.”
Marcos Donizetti, coordenador pedagógico
Ao longo das aulas, que aconteceram na Funec Cruzeiro do Sul, na Casa Criativa e na Escola Estadual Francisco Firmo de Matos, os alunos exploraram conteúdos técnicos e foram incentivados a desenvolver habilidades de trabalho em equipe. “Os cursos ajudam a juventude a enxergar a importância do trabalho coletivo e da cooperação. A ideia é que eles pensem no mercado de trabalho de uma forma mais colaborativa, aprendendo a dialogar, a cooperar e a construir redes. São capacidades que o mercado valoriza cada vez mais e que vão muito além da questão técnica”, explica Marcos.
Além das disciplinas específicas, o projeto ainda ofereceu auxílio alimentar e criou um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e para o desenvolvimento social dos alunos. Muitos estudantes, que antes eram colegas apenas de sala, passaram a conhecer e interagir por meio dos projetos coletivos propostos pelo curso, o que contribuiu para fortalecer o vínculo entre eles.
“Dentro do curso, os jovens começam a conhecer e dialogar muito pela perspectiva dos trabalhos em equipe. Esse processo é essencial para o entendimento de que juntos podemos alcançar mais e contribuir para um mercado mais colaborativo e inclusivo.”
Marcos Donizetti, coordenador pedagógico
O projeto “A Tecnologia Move o Futuro”, parte do programa Escola Livre de Artes Digitais (ELAD, conta com o patrocínio das empresas CNH Industrial, Banco do Brasil, CI&T, J. Mendes e com o apoio da Prefeitura de Contagem.