Move Cultura

MOSTRA DE RESULTADOS: HÁBIL IDADE ENCERRA TEMPORADA 2024

A Casa Criativa, a sede da Associação Move Cultura, localizada no bairro Eldorado, na cidade de Contagem, no dia 26 de outubro, foi palco da Mostra de Resultados do Projeto “Valorização das Pessoas Idosas por Meio da Inclusão Digital, Cultura e Promoção da Saúde”, que pertence ao programa Hábil Idade. O evento marcou o encerramento da temporada 2024 e reuniu diversos participantes da iniciativa, colaboradores da instituição sem fins lucrativos e representantes de patrocinadores e membros do Conselho Municipal.

De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, Marcos Donizetti, o Marcão, os dez meses de duração do projeto foram marcados por um intenso processo de convivência e de fortalecimento de vínculos entre os participantes. Isso foi fundamental para a ação!

“Analisando do ponto de vista da inclusão digital e dos aspectos da educação financeira, assim como do próprio empreendedorismo, numa perspectiva até mesmo de mobilizar, incentivar e potencializar, o projeto fez com que os participantes se sentissem mais valorizados e capazes de ainda contribuir com a sociedade.”

Marcos Donizetti, coordenador pedagógico

A Mostra de Resultados do Projeto “Valorização das Pessoas Idosas“, iniciativa que tem como missão promover a inclusão e combater o etarismo, deu visibilidade aos talentos desenvolvidos durante as oficinas do projeto, que explorou a música, o teatro e o artesanato. No evento, os participantes apresentaram o “Despertar das Cordas”, espetáculo de violão conduzido pelo professor Richard Saul.

“Ao longo do projeto, eu notei que os alunos foram se descobrindo. Eles ficavam maravilhados ao perceberem que, quando se dedicam ao instrumento, são capazes de desenvolver (e absorver) o conhecimento. O violão não é estudo, é treino. Eu sinto muito orgulho em ter o carinho e o respeito dos alunos.”

Richard Saul, professor da oficina de violão

Logo depois da apresentação “Despertar das Cordas”, aconteceu a exposição “Mãos que Criam”, em que as obras cuidadosamente feitas na oficina de artesanato foram apresentadas, revelando para o público habilidades e criatividades que estavam escondidas. “Durante a mostra, nós tivemos várias perspectivas de impactos individuais e impactos coletivos, como a forma como eles melhoram os produtos dentro do próprio negócio e até a relação que eles têm com a família no dia a dia. O Hábil Idade muda e transforma”, diz Marcão.

Formandos no Hábil Idade

Para encerrar as apresentações, o espetáculo teatral “Causos do Passado”, cuja direção ficou por conta do professor Carlos Henrique, emocionou a plateia com histórias interpretadas pelos alunos do curso de teatro. “Apresentamos um pouco de como a vida deles era simples (nas fazendas e vilarejos) e de como as pessoas se divertiam sem TV e/ou celular. Ao longo das aulas, eu fui costurando ideias e motivando-os por meio de jogos e exercícios, tentando encaixar as histórias que eles relataram”, explicou o diretor.

CERTIFICADOS DO HÁBIL IDADE

O fechamento do ciclo contou ainda com a entrega dos certificados para todos os participantes que tiveram 75% de aproveitamento na atividade escolhida. Neste ano, o projeto “Valorização das Pessoas Idosas” ofereceu gratuitamente os cursos de Teatro, Violão, Educação Financeira e Empreendedora, Artesanato, Inclusão Digital e Hidroginástica.

As aulas do Hábil Idade aconteceram na Casa Criativa, no Espaço Bem Viver Mário Covas e no CRAS Nacional. O projeto teve o patrocínio da Ambev, Mercantil, Brasilprev, Banco BDMG e Drogaria Pacheco, além do apoio do Governo de Minas e da Prefeitura de Contagem.

“Em relação ao próximo ciclo do projeto, as perspectivas são altas. É importante que as pessoas sigam a Move Cultura nas redes sociais, acompanhem as nossas informações e plataformas digitais para ficarem atentas aos prazos de inscrições para o próximo ano.”

Marcos Donizetti, coordenador pedagógico

Instagram: @movecultura

Formandos no Hábil Idade

Ultimos posts