Move Cultura

Seminário Heranças Negras promove intercâmbio cultural e registro de memórias

No próximo sábado, dia 30 de novembro, entre 8h30 e 12h, Contagem vai sediar o primeiro Seminário Heranças Negras: Laboratório de Tecnologias, Vivências e Saberes. O evento realizado pela Move Cultura vai acontecer na UNA Contagem (avenida Maria da Glória, 175, no bairro Bitácula). Para participar, os interessados devem fazer a inscrição por meio de um formulário online. Garanta sua vaga!

O Seminário Heranças Negras será um espaço de troca de vivências entre representantes das diversas comunidades negras da cidade de Contagem, abrangendo suas expressões culturais, religiosas, artísticas, legados, conhecimento e tecnologias tradicionais. Durante o evento, histórias, saberes e fazeres individuais e coletivos serão capturados enquanto registro audiovisual e textual.

Os registros realizados durante o Seminário Heranças Negras: Laboratório de Tecnologias, Vivências e Saberes vão integrar o acervo do Mapeamento e Inventário das Comunidades Tradicionais do Município e Contagem e vão servir ainda como base da pesquisa, roteirização e produção do filme documentário “Heranças Africanas de Minas Gerais”.

O evento gratuito e com vagas limitadas reunirá especialistas em história, cultura e políticas públicas relacionadas às questões raciais. A mesa de abertura contará com a presença de nomes importantes da área, como:

  • Vanderléia Reis: Professora de História e Mestra em Educação e Formação Humana.
  • João Carlos Pio: Superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial de Contagem.
  • Marcos Cardoso: Filósofo, Mestre em História Social e Doutorando em Ciência da Informação pela UFMG.
  • Adriana Souza: Professora de História eleita a mulher vereadora mais votada da história de Contagem.

Um dos destaques da programação será a palestra magna ministrada por Eduardo Evangelista, que é mestre em Geociências e Engenheiro Civil, além de idealizador da Mina Du Veloso, um empreendimento turístico em Ouro Preto que se destaca pela valorização e divulgação do legado e da inteligência africana em Minas Gerais.


PROGRAMAÇÃO

A programação do Seminário Heranças Negras: Laboratório de Tecnologias, Vivências e Saberes contempla momentos de aprendizagem coletiva e divulgação práticas. Confira a programação do evento:

  • 8h30 – Recepção
  • 9h00 – Abertura e palestra magna
  • 10h00 – Grupos de Trabalho
  • 11h30 – Apresentação das proposições
  • 12h00 – Encerramento

O Seminário Heranças Negras: Laboratório de Tecnologias, Vivências e Saberes é financiado por uma emenda parlamentar da deputada estadual Andreia de Jesus, conhecida por sua atuação em prol da igualdade racial e da cultura. A ação conta ainda com o apoio de instituições como o Espaço Negra, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a Casa Criativa e a Akan Produtora Cultural.

Com entrada gratuita, o evento, realizado pela Move Cultura, que conta também com o projeto Aquilombar, promete ser um marco na valorização das culturas negras de Contagem, promovendo a preservação de suas histórias e fortalecendo os laços comunitários.

Garanta sua vaga!

Ultimos posts