Move Cultura

Aquilombar 2025: dois meses de formação e empoderamento

A edição 2025 do Aquilombar: Fortalecimento da Rede Afroempreendedora, projeto realizado pela Associação Move Cultura com apoio do Fundo de Empreendedorismo Negro da BrazilFoundation, completou exatos dois meses. A iniciativa online promoveu trocas intensas entre dezenas de participantes da Região Metropolitana de BH (MG) e da Baixada Fluminense (RJ).

Nesse período, quatro formações foram ministradas. Walê Kombi abordou História e Cultura Afro-brasileira, Lucas Veríssimo tratou de Precificação, Yone Maria Gonzaga conduziu a Formação Antirracista e Magno Martins apresentou estratégias de Marketing e Vendas. Os encontros, realizados semanalmente, foram marcados pelo caráter afetivo e coletivo que caracteriza o projeto.

Esta primeira etapa fez uma reviravolta na minha cabeça. Foram ensinamentos e depoimentos incríveis! A introdução à verdadeira história da África me proporcionou valorizar ainda mais os meus ancestrais. Fiquei muito orgulhosa de constatar o quanto inteligentes eram meus antepassados e o quanto eles contribuíram para as tecnologias.”

Lismar Fátima Silva Felix, 64 anos – Contagem (MG)

Cada formação revelou um espaço de construção de saberes e práticas. Foram momentos que uniram reconhecimento, pertencimento e o fortalecimento de perspectivas afroempreendedoras, estimulando tanto reflexões sobre identidade quanto o desenvolvimento de técnicas que respondem a demandas reais dos empreendimentos.

“O primeiro ciclo do projeto Aquilombar foi um marco na construção de uma consciência mais crítica e engajada em relação à cultura negra, promovendo a inclusão e a valorização da identidade afro-brasileira por meio da estética e do empreendedorismo.”

Viviane Souza de Santos, Baixada Fluminense (RJ)

PRÓXIMAs ETAPAs DO AQUILOMBAR

Os dois primeiros meses do Aquilombar abriram caminhos para a próxima fase, prevista para começar no mês de setembro. Ao todo, dez projetos, acompanhados pedagogicamente, serão selecionados para receber capital semente. O aporte virá acompanhado de mentorias voltadas para a implantação e o uso estratégico do recurso. A perspectiva é que esse processo potencialize trajetórias e reforce o protagonismo negro no campo do empreendedorismo criativo.

A caminhada do Aquilombar 2025, no entanto, não se restringe ao aporte financeiro. Até dezembro, a Rede Afroempreendedora Criativa promoverá encontros em formato online, que incluirão rodas de conversa sobre temas culturais e oficinas técnicas. A proposta é seguir alimentando diálogos, estimulando a formação continuada e consolidando a rede de parcerias e recursos que já começa a se desenhar.

“Um projeto assim fortalece empreendedores(as) negros(as) que muitas vezes não são ouvidos em outras instituições ou lugares. Aqui os (as) afroempreendedores (as) têm lugar de fala.”

Amador Madalena Maia, Contagem (MG)

Dessa forma, o Aquilombar: Fortalecimento da Rede Afroempreendedora, realizado pela Move Cultura com apoio do Fundo de Empreendedorismo Negro da BrazilFoundation, se fortalece como um espaço de pertencimento e estratégia, onde experiências individuais se somam em prol da coletividade. Acompanhe os próximos passos no nosso Instagram: @movecultura.

Ultimos posts