Em agosto de 2025, o nosso Diretor Executivo Rafael Aquino esteve em Nova York, nos Estados Unidos, para uma visita à sede da BrazilFoundation, organização parceira da Associação Move Cultura desde 2017. Recebido por Leila Cocito, Diretora de Comunicação, e Luciana Brajterman, Gerente de Desenvolvimento, o empreendedor social e cineasta pôde conhecer de perto a estrutura da fundação e compreender como funciona a divisão da equipe de trabalho na América do Norte.
A visita teve como principal objetivo apresentar os resultados do Aquilombar: Fortalecimento da Rede Afroempreendedora, iniciativa apoiada pela BrazilFoundation desde 2023, por meio do Fundo de Empreendedorismo Negro. O projeto está em sua segunda edição e se consolidou como uma Rede Afroempreendedora, oferecendo formações e promovendo diálogos fundamentais para ampliar a atuação de empreendedores e empreendedoras negros, tanto na Região Metropolitana de BH (MG) quanto na Baixada Fluminense (RJ).
Ao relembrar o histórico dessa parceria, Rafael Aquino destacou a trajetória de conquistas construídas ao longo dos anos.
“Iniciamos essa relação quando fomos contemplados com o Prêmio de Inovação Comunitária pelo projeto Casa Criativa. Em seguida, recebemos apoio para a Escola Livre de Artes Digitais, que capacitou 80 jovens em audiovisual, fotografia e desenvolvimento digital. Hoje, seguimos ampliando horizontes com o Aquilombar, iniciativa que carrega a essência da nossa missão de criar caminhos de autonomia e pertencimento.”
Rafael Aquino, Diretor Executivo da Move Cultura
Na edição de 2025, o Aquilombar promoveu quatro formações: História e Cultura Afro-brasileira, Precificação, Formação Antirracista, Marketing e Vendas. Os encontros semanais foram marcados por trocas de saberes, práticas coletivas e reflexões profundas sobre o lugar do afroempreendedorismo na sociedade brasileira. Como explica Rafael, os encontros foram espaços de acolhimento e afetividade.
“A cada semana fortalecemos a noção de pertencimento, a potência da coletividade e a importância de enxergar nossos negócios como instrumentos de transformação social e cultural.”
Rafael Aquino, Diretor Executivo da Move Cultura
Em setembro, o Aquilombar entra em uma nova etapa: a seleção de 10 empreendimentos que receberão capital semente, acompanhados de mentorias personalizadas e espaços de acompanhamento contínuo. Até dezembro, ocorrerão ainda formações quinzenais com afroempreendedores, além de rodas de conversa, oficinas técnicas e debates sobre cultura, gestão e inovação.
A presença da Move Cultura em Nova York simbolizou mais do que a apresentação de resultados. Representou a reafirmação da relevância da nossa instituição no campo do terceiro setor. Para Rafael Aquino, esse encontro foi uma oportunidade única de estreitar laços e projetar o futuro.
“Conhecer a sede da BrazilFoundation foi compreender que o nosso trabalho local dialoga com agendas globais de impacto. Essa sinergia fortalece nossa credibilidade, abre novas possibilidades de cooperação e amplia a capacidade de transformar vidas por meio da cultura e do afroempreendedorismo.”
Rafael Aquino, Diretor Executivo da Move Cultura




