Move Cultura

Formação para Lideranças Negras de Contagem e RMBH

O contexto vivenciado atualmente tem sido marcado por profundos ataques e retrocessos sobre conquistas históricas que afetam diretamente a população de negras e negros no Brasil. A exemplo do congelamento e corte de recursos nas políticas sociais, a reforma trabalhista, a reforma da previdência, a proposta do pacote anticrime entre outros.

A Associação Move Cultura com apoio de diversos parceiros, idealizou um ciclo formativo voltado para lideranças negras que atuam nos territórios de Contagem e Região Metropolitana. Esta ação compõe a agenda de fortalecimento da “Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político” e conta com apoio da União Europeia.

TEMAS:

  • Resistência e Consciência Negra no Brasil: Da escravidão à contemporaneidade  

Reflexão sobre a importância da memória cultural africana na formação das culturas negras na diáspora brasileira, no processo de construção da identidade étnico-racial e na identidade nacional. Analise do significado da resistência negra a partir das principais práticas históricas ocorridas na sociedade brasileira nos séculos XVI ao XXI; e a importância do papel dos movimentos sociais negros contemporâneos no processo de revisão crítica da Historiografia da população negra no Brasil. Discussão do papel dos movimentos sociais negros no processo de “desconstrução” do mito da democracia racial brasileira e ampliar o conhecimento sobre as relações étnicas raciais na sociedade brasileira

Marcos Cardoso: Filósofo, Mestre em História Social pela UFMG, Analista de Políticas Públicas, Pesquisador das Culturas Negras, Professor de Introdução à História da África.

  • Participação política e controle social: como incidir nas políticas públicas?

Reflexões sobre a efetividade dos dispositivos constitucionais que garantem a participação cidadã na formulação, implementação e controle social das políticas públicas. Quais são? Como funcionam? Como Acessá-los?  

Rafael Aquino:  Mestre em Ciências Sociais, na linha de pesquisa Políticas Públicas, Poder Local e Participação, faz parte do Conselho Estadual de Cultura na cadeira de culturas afro-brasileiras e do Conselho de Promoção da Igualdade Racial do município de Contagem. É um dos idealizadores da Casa Criativa, espaço dedicado a atividades colaborativas e multidisciplinares, pautadas na inovação e no empreendedorismo social. Autor do livro Políticas de Cultura nos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

  • Uma reflexão sobre justiça racial no Brasil

A oficina pretende apresentar aos participantes, a trajetória histórica da produção legislativa e da implementação de políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil. O objetivo central da ação é fomentar aos participantes, reflexões acerca da garantia de direitos da população negra. Trataremos sobre a Legislação nacional, sobretudo Estatuto da Igualdade Racial, bem como a legislação internacional, dentre eles os Tratados Internacionais, em que Estado brasileiro é signatário. Em suma será apresentada ( ou reapresentada) a legislação que diz respeito: ao enfrentamento ao racismo e qualquer forma de discriminação,  a promoção da igualdade racial, seja em âmbito nacional ou internacional.

Luana Vieira: Pós-graduada e graduada em Direito com formação em advocacia em Direitos Humanos e Acionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos . Tem experiência em atuação no serviço público,  já atuou no âmbito municipal, estadual e federal com políticas públicas e direitos humanos. Trabalhou no Ministério dos Direitos Humanos, foi conselheira governamental no CONANDA, CNDH, CNPCT. Atualmente atua no núcleo jurídico da Gabinetona.  

  • Racialização como dispositivo de segurança

Uma reflexão sobre a elaboração dos estigmas do elemento suspeito, as formas de controle e punição do corpo negro nas políticas públicas de segurança.


Etiene Martins: Graduada nos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda. Pós graduada em Comunicação e Saúde. Coordenou a Política de Promoção à Igualdade Racial em Sabará e atualmente é Gerente de Prevenção à violência e criminalidade Juvenil na Prefeitura de BH.

Se você atua em coletivos, movimentos sociais, conselhos, associações de bairro, no terceiro setor ou deseja se articular politicamente: SE INSCREVA!

\"\"

Quando?

Evento Gratuito – Necessário inscrição para participação

Data: 27 de julho

Horário: 9:00 às 17:00

Local: Casa Criativa – Rua Monsenhor Bicalho, nº 263 – Eldorado – Contagem-MG

Ultimos posts