Move Cultura

Espetáculo ‘Quando a Velhice Chegar’ é fruto do Hábil Idade

O alvorecer da terceira idade é o pano de fundo do espetáculo “Quando a Velhice Chegar”, peça que fecha a atual temporada do curso de teatro do projeto Hábil Idade, ofertado pela Associação Move Cultura, em Contagem. A encenação acontecerá na quarta-feira (28/09), às 19h, na Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado) e tem a entrada franca. Sob a direção de Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo Trama de Teatro, o trabalho reflete sobre o processo de envelhecimento, trazendo à tona as dores e as alegrias do período.

No enredo de “Quando a Velhice Chegar”, o público fica diante de um jantar organizado por algumas amigas que atingiram a idade longeva. Elas organizaram o evento justamente para celebrar a velhice. Ao longo do espetáculo — e de uma maneira bem-humorada e leve —, sentimentos comuns entre elas, como o medo da solidão, as tais paixões e também as saudades, serão expostos. O espetáculo, contudo, enfatiza a ideia de que é possível chegar à velhice com corpo e mente em atividade, assim como há um mundo de experiências ainda para aproveitar. 

“Queremos mostrar que, mesmo com a idade avançada, o melhor da vida está acontecendo nesse exato momento também. Os idosos têm seus desejos e sonhos como qualquer um que esteja em qualquer que seja a idade”, diz Carlos Henrique, que coordenou a montagem da peça e as aulas de teatro na sede da Move Cultura. “É um momento de celebração, mas principalmente de dar um exemplo para a sociedade, pois o elenco da peça é formado inteiramente por pessoas na idade longeva que sempre sonharam em experimentar o palco e, com o Hábil Idade, a concretização desse desejo foi possível”, destaca o coordenador do projeto Rafael Aquino.

A elaboração de “Quando a Velhice Chegar” contou com as ideias e com o apoio dos próprios alunos do curso de teatro da Hábil Idade. “O assunto foi proposto pelos alunos do curso, e é um tema cotidiano para quem está nessa faixa etária. A turma, que também poderá ser vista em cena, no palco, convive com esse tema no dia-a-dia e tem a impressão de que é uma peça a ser descartada da sociedade, mas não é mesmo. Trabalhamos com idosos ativos e capazes, por isso é importante que os próprios atores levem para o espetáculo as dores e as alegrias da velhice”, explica Carlos Henrique, salientando que o público estará diante de veteranos, mas estreantes no palco.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Sandra Rosa Madalena, Lolita de Jesus, Rosa Flor, Tony Ascendino, Esmeralda Moreira, Peter Machado, Lídia Pereira de Alencar, Norma Angel e Ronan Roque.
Figurinista: Marcel Luiz
Técnico: Marco Túlio Zerlotini
Direção: Carlos Henrique
Fotografia: Daniel Márcio

O projeto Hábil Idade, que envolve pessoas a partir dos 60 anos, oferecendo cursos gratuitos de teatro, música, artesanato, artes visuais, entre outros, conta com o apoio do Conselho Municipal do Idoso de Contagem e com os patrocínios da Tambasa Atacadista e do Atacadão.

SERVIÇO
O quê? Espetáculo “Quando a Velhice Chegar”
Quando? 28/09/2022, 19h
Onde? Casa Criativa (Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado) em Contagem
Quanto? Entrada gratuita

Ultimos posts