A Rede Afroempreendedora Criativa, promovida pela Associação Move Cultura, iniciou suas atividades no ano de 2016 com o apoio do Fundo Baobá para Equidade Racial. Na época, propôs uma rodada de formação empreendedora e letramento racial para empreendedores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esta pioneira iniciativa foi voltada para o fortalecimento de corpos afrodiaspóricos na perspectiva econômica e financeira e possibilitou a construção da, até então Rede de Afroempreendedores da RMBH.
Com o aprendizado acumulado desde 2016, a Rede ganhou um novo formato em 2017. A expertise adquirida pela Move Cultura na articulação e na compreensão das dificuldades de quem empreende em contextos de risco culminou em uma nova proposta em 2023, fortalecendo ainda mais o projeto.
Neste ano, por meio do projeto Aquilombar – Fortalecimento da Rede Afroempreeendedora, as ações foram ampliadas e seu campo de abrangência incorporou a Baixada Fluminense, tornando-se a Rede Afroempreendedora Criativa. Agora, em parceria com a BrasilFoundation, a Move e uma equipe de profissionais especialistas, mestres e doutores da UFMG e IFRJ desenvolveram uma metodologia de educação profissional e tecnológica específica com abordagem empreendedora afrocentrada, pensada para nanoempreendimentos e desenvolvida de forma ainda mais inclusiva e acessível.
A nova metodologia permitiu que a rede se reorganizasse digitalmente, proporcionando uma reciclagem de 10 meses com formação empreendedora, inglês para negócios e formação antirracista. Além disso, desenvolveu um portfólio de serviços por meio de uma plataforma chamada Feira Digital, na qual os empreendimentos ganharam uma vitrine exclusiva.
Com este projeto, inaugurou-se uma nova fase da Rede Afroempreendedora Criativa, que passa a contar com uma articulação de metodologias para inovação social, liderança e modelagem de negócios. Este novo formato permite democratizar conhecimentos e experiências, capacitar os participantes por meio de letramento e capacitação empreendedora, além de ampliar o aquilombamento com o fortalecimento de vínculos e vivências empreendedoras.




