O projeto Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), desenvolvido pela Move Cultura, tem como um dos objetivos oferecer formação nas áreas culturais e tecnológicas, possibilitando assim o desenvolvimento intelectual e profissional de alunos da rede pública de Contagem (MG). Em 2022, a iniciativa chegou a quarta edição, ofertando os cursos de artes visuais, audiovisual, fotografia, desenvolvimento web e de aplicativos, design e robótica, que foi a grande novidade da temporada. Um novo curso será inserido na próxima grade.
A ELAD conta ainda com o Núcleo de Referência, Pesquisa e Produção (NRPP), que é um espaço dedicado à experimentação e incubação de projetos. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções eficazes para a comunidade e a atividade empreendedora dos participantes. Os adolescentes que concluem as formações ofertadas pelo projeto estão automaticamente inseridos no NRPP.
As aulas da Escola Livre de Artes Digitais são ministradas na Casa Criativa (a sede da Move Cultura), em escolas públicas parceiras e também em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para participar dos cursos, é necessário que o aluno esteja matriculado e frequente no sistema público de ensino de Contagem (MG). As oficinas são gratuitas, e um certificado é emitido ao fim do ciclo formativo.
Confira o curta-metragem desenvolvidos pelos alunos de Audiovisual da ELAD: