O projeto Hábil Idade, realizado desde o ano de 2019, em Contagem (MG), pela Associação Move Cultura, é a maior ação de inclusão cultural e tecnológica na região metropolitana de Belo Horizonte com pessoas na idade longeva. O projeto, que no primeiro ano envolveu todas as regionais da cidade (Sede, Eldorado, Industrial, Nacional, Petrolândia, Ressaca, Riacho e Vargem das Flores), oferece oficinas de violão, música, artes cênicas, inclusão digital, fotografia, artesanato, artes plásticas, dentre outras atividades, sem nenhum custo para o participante.
O Hábil Idade, em um período inferior a três anos, envolveu cerca de 500 pessoas a partir dos 60 anos em todas as atividades. Os cursos foram ministrados por professores selecionados em processos e com alta capacidade de ensino. Entre a primeira e a segunda temporada da ação, houve uma pausa por conta da pandemia do novo coronavírus. A segunda temporada, após algumas ações online, teve início em outubro de 2021 e será encerrada ao término do ano de 2022.
Além de oferecer cursos e capacitação para pessoas na idade longeva, a Move Cultura ainda propõe atividades socioculturais para os participantes das oficinas, como sessões de cinema e de teatro, tanto em Contagem quanto em Belo Horizonte. O projeto entende que, nos tempos atuais, a comunidade na idade longeva está mais ativa e carece de ações que estimulem o aprendizado constante.
Confira o projeto de conclusão da oficina de Teatro do Hábil Idade em 2020: