Move Cultura

História de Contagem é contada em documentário da Move Cultura

O quinto episódio da série documental “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de uma Cidade” já está disponível no canal da Associação Move Cultura no YouTube. Desta vez, o filme retrata a origem do município de Contagem, que remete ao início do século XVIII, com a instalação de um posto de fiscalização da coroa portuguesa na região por volta de 1716.

Para contar essa história, a equipe da Associação Move Cultura ouviu a historiadora Júlia Carolina da Cunha, pós-graduada em História do Brasil e Gestão da Memória. Além da formação acadêmia, a entrevistada tem uma estreita relação com o município. “Eu sou contagense de coração e por direito”, garante ela, que morou próximo ao antigo Fórum da Cidade.

No filme, Júlia Carolina conta que, antes de ser emancipada, a cidade de Contagem pertencia a comarca de Sabará e, por isso, era um ponto estratégico para a instalação de um registro fiscal da Coroa Portuguesa. “(Esse registro) ia controlar as entradas e saídas de abastecimento, de gados e de escravos para as comarcas”, explica a historiadora, citando que o apelido Contagem das Abóboras veio tanto por causa do Ribeirão Abóboras quanto pela plantação de abóboras na região. “Os bandeirantes faziam (as plantações) para sua sobrevivência”, completa.

Com muitas imagens de arquivo – e um discuso envolvente de Júlia Carolina –, “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de uma Cidade 5” é um registro necessário para entender a origem da cidade. Rafael Aquino, mobilizador cultural e idealizador da série documental, destaca que o atual episódio é uma coroação ao trabalho desenvolvido até aqui. “A série de filmes ainda não acabou, mas esse, em especial, é um marco, pois foi lançado próximo ao aniversário do município, no dia 30 de agosto”, explica ele, lembrando que Contagem completou 109 anos de sua emancipação.

Nos episódios anteriores, “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de uma Cidade” retratou a Casa de Cacos, a Capela Imaculada Conceição, o Parque Fernão Dias e a Estação Bernardo Monteiro. Outros dois capítulos integram a série e serão lançados até o fim deste ano, conforme garantiu Aquino. Vale ressaltar que os documentários foram registrados antes da pandemia do novo coronavírus.

Ultimos posts