A quarta edição da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), que teve início em fevereiro de 2022, entre as atividades ofertadas para os adolescentes do sistema público de ensino de Contagem (MG), conta com os cursos de desenvolvimento web e de aplicativos mobile, design gráfico e robótica. Inclusive, as inscrições para as novas turmas já estão abertas (clique aqui e confira). As aulas vão começar em novembro. O projeto, neste ano, tem o patrocínio da Arteris, BB Seguros, Copasa, Equinox Gold, Hotmart e RHI Magnesita.
Luís Cláudio, professor dos cursos de desenvolvimento web e de aplicativos mobile, design gráfico e robótica, revela que o interesse dos adolescentes pelas atividades tem sido enorme. “Está sendo fácil prender a concentração dos jovens, porque eles se interessam pelos assuntos ministrados nas aulas. Além disso, no fim do curso, eles terão uma bagagem de conhecimento tão grande que serão capazes de fazer utensílios eletrônicos para a própria casa, por exemplo”, frisou o instrutor, destacando o curso de robótica, que foi a grande novidade do projeto Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) na atual temporada.
De olho no futuro, o adolescente Gabriel Rodrigues, que estuda em uma escola pública de Contagem, requisito básico para integrar a ação da Move Cultura, se inscreveu no curso de robótica. “Sempre tive vontade de aprender mais sobre a robótica, ainda mais porque está em crescimento no mercado de trabalho”, destacou ele. “No curso, eu tive acesso a conhecimentos específicos e entendi como funcionam as correntes, os circuitos elétricos e como é possível criar várias coisas pelo arduino (placa eletrônica), equipamento que vai me ajudar futuramente no desenvolvimento de qualquer eletrônico que eu fizer”, completou ele.
CURSOS
Nas aulas de desenvolvimento web, de acordo com o instrutor do curso Luís Cláudio, a turma tem aprendido a usar ferramentas que permitem a criação de sites para diversos dispositivos, como smartphones, tablets e telas de grande dimensão. Os adolescentes ainda tem acesso às disciplinas de manutenção de redes sociais e de otimização do ambiente online.
Já no curso de desenvolvimento de aplicativos mobile, os participantes da ELAD aprendem a criar aplicativos para o sistema Android, utilizando ferramentas específicas e compreendendo ainda a lógica de programação. “Nos dois cursos, os alunos partem do zero e conseguem criar um app de delivery ou montam um site otimizado, por exemplo”, explica o instrutor.
No curso de design gráfico, em que uma nova turma terá início no dia 1º de novembro de 2022, o professor trabalhar com os adolescentes o desenvolvimento das habilidades específicas para a profissão, ensinando, entre outras frentes, edição, habilidade técnico-artesanal e capacidade de criar e adaptar métodos e ferramentas.
Já no curso de robótica, que tem vagas limitadas para a nova turma, além da possibilidade de criar utensílios para a própria casa, como foi destacado no começo deste texto, os adolescentes ainda aprendem a montar um robô que executa determinadas tarefas. “Esse ciclo formativo é um universo descortinado para os estudantes da rede pública de ensino de Contagem”, pontua Rafael Aquino, coordenador-geral dos projetos desenvolvidos pela Move Cultura.
MOVE CULTURA
A Move Cultura, localizada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, desenvolve projetos com adolescentes, jovens e pessoas na idade longeva desde o ano em que foi fundada, em 2008, sob o nome de Bangalô Cultural. A instituição sem fins lucrativos promove a diversidade cultural e impulsiona o desenvolvimento, a inclusão social e a cidadania. Entre os principais projetos, estão Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), Hábil Idade, NuBeco, Cineclube Criativo e Dê um Rolê.
Conheça mais um pouco da nossa história: